Home » Notícias

Notícias

Energia solar fotovoltaica atinge 2 gigawatts em geração distribuída no Brasil

Para a ABSOLAR, embora tenha avançado nos últimos anos, o País possui uma participação ainda muito pequena da tecnologia e continua atrasado em comparação com as principais economias do mundo O Brasil acaba de atingir a marca de 2 gigawatts (GW) de potência instalada em sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica em residências, comércios, indústrias, produtores rurais, prédios …

Read More »

Etanol será destaque na agenda da viagem presidencial à Índia

Representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e de empresas do setor sucroenergético vão compor a missão brasileira à Índia entre os dias 23 e 27 de janeiro, em Nova Déli. O Presidente Jair Bolsonaro será o convidado de honra do primeiro-ministro Narendra Modi para as celebrações do Dia da República. Além disso, a visita oficial contará com uma …

Read More »

Energia solar na área rural é opção de economia

Os custos com energia no campo são altos e consomem grande parte do investimento de produção. Muito dessa demanda está atrelado à necessidade de irrigação, relacionada ao bombeamento de água. Para o agricultor familiar, essa preocupação existe, mas vem sendo minimizada graças à facilidade de acesso ao crédito para instalação de sistemas solares em suas propriedades. A supervisora de Energias …

Read More »

Vendas de etanol batem recordes mês a mês em 2019

produção de etanol

As vendas de etanol pelas unidades produtoras da região Centro-Sul totalizaram 2,67 bilhões de litros em dezembro de 2019, dos quais 120,64 milhões de litros destinados à exportação e 2,55 bilhões de litros ao mercado interno. O volume comercializado de etanol anidro ao mercado doméstico alcançou 681,86 milhões de litros. É oportuno mencionar que as vendas de etanol anidro não …

Read More »

 Renovabio deve estimular retorno do crescimento da produção

O setor sucroenergético tem algumas datas referências, como 1973 no caso do Proálcool e 2003 com a entrada dos carros flex. Pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, indicam que, agora, 2020 será marcado como o ano que possibilitará, por meio do Programa Renovabio, a retomada do crescimento da produção desse biocombustível. O início do …

Read More »

Aumentam fontes de biomassa para energia

A biomassa para produção de energia corresponde a 8,81% de potência na matriz energética brasileira. O eucalipto, por seu potencial e grande quantidade de produção por área, é uma das plantas que se destacam nesse setor. O pesquisador Erich Schaitza, da Embrapa Florestas, comenta que a biomassa florestal é muito importante no Brasil, seja de eucalipto, pinus, bracatinga ou acácia ou …

Read More »

Setor de biogás avança no Brasil

O Brasil iniciou 2020 com mais de 400 plantas de biogás em operação, um crescimento de 40% em relação ao ano passado. Para a Associação Brasileira de Biogás (ABiogás), o ano foi de conquistas para o setor, que, além da expansão no número de usinas – com empreendimentos de grande porte em andamento que somam investimentos da ordem de R$ …

Read More »

OPINIÃO – Novo texto da NR 12 traz mais opções aos empresários

Por José Amauri Martins* Um dos itens de maior relevância da NR 12 trata da partida e da parada dos motores elétricos utilizados nas máquinas e nos equipamentos. A sua importância torna-se relevante em função dos princípios de funcionamento das máquinas, tendo em vista que, para a fabricação de determinado produto, as máquinas devem gerar movimentos que, na maioria dos …

Read More »

Energia dos ventos pode atender toda a demanda brasileira

Diversificação da matriz energética é importante para o crescimento do País Os índices de dióxido de carbono atingiu, em 2018, 407,8 partes por milhão (ppm), 147% acima do registrado no nível pré-industrial de 1750. Segundo um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada às Nações Unidas, essa concentração de gases do efeito estufa no planeta representa  um recorde sem indícios …

Read More »

Bolsonaro defende ICMS nas refinarias e entrega direta de etanol para baratear combustíveis

O presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta terça-feira a cobrança do ICMS nas refinarias e a possibilidade de usineiros entregarem o etanol diretamente nos postos de gasolina, sem intermédio de distribuidores, como ideias para a redução do preço dos combustíveis. No entanto, Bolsonaro admitiu que as duas propostas esbarram em resistências e teriam de ser submetidas ao crivo do Congresso Nacional. …

Read More »