Entrevistas

Entrevistas realizadas pelo Canal – Jornal da Bioenergia.

Expectativas para o melhor ano da energia solar no Brasil

O Canal – Jornal da Bioenergia conversou com o CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia. A entidade congrega empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva do setor solar fotovoltaico com atuação no País, tanto nas áreas de geração distribuída quanto de geração centralizada. Canal- Jornal da Bioenergia: Quais as expectativas da ABSOLAR para este …

Read More »

Entrevista com Mário Ferreira Campos Filho, presidente do FNS

 Mário Ferreira Campos Filho é o atual presidente do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS). O economista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com MBA em Finanças pelo IBMEC e Relações Governamentais pela FGV de Brasília, atua no setor desde 2003. Atualmente é presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais – SIAMIG – e dos Sindicatos da Indústria …

Read More »

Cenários da safra atual

Confira a entrevista com Murilo F. Aguiar, que é Consultor Sênior em Gerenciamento de Riscos – Açúcar, Etanol e Moedas StoneX Brasil. Canal- Jornal da Bioenergia: Qual a expectativa para a atual safra de cana? As geadas podem realmente reduzi-la? Murilo F. Aguiar: Desde o ano passado, devido ao déficit hídrico, há uma expectativa da safra ser menor para esse …

Read More »

Plataforma para biocombustíveis vai garantir mais qualidade

Juan Diego Ferrés é Diretor Industrial da Granol e presidente do Conselho Superior da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e pretende implantar uma plataforma tecnológica para o controle da qualidade do biodiesel em toda a cadeia de produção do combustível, do produtor aos postos de abastecimentos. Ele falou com o Canal – Jornal da Bioenergia sobre a ideia. …

Read More »

Geração de energia por biogás pode garantir segurança energética ao Brasil

Rafael Gonzalez é Diretor Presidente do CIBiogás. Ele é Engenheiro Ambiental e mestrando em Engenharia e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Há mais de 10 anos atua na captação e gestão de projetos na área de energias renováveis. Participou do desenvolvimento do Plano de Negócios e estruturação do Centro Internacional de Energias Renováveis em 2012. Em 2016 …

Read More »

Impactos da venda direta de etanol devem ser limitados

Rafaela Castro de Souza é Analista de Inteligência de Mercado em Açúcar e Etanol da Stone X. Ela é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com passagem pela Berlin School of Economics and Law em Berlim, Alemanha. Atualmente trabalha na StoneX do Brasil, atuando na análise de mercado de commodities agrícolas, com foco em açúcar e …

Read More »

Análise cenários safra de cana

A Seca Reduzindo as Estimativas da Safra 2021/22 Na cana, primeira quinzena de março, a moagem de cana-de-açúcar na região Centro-Sul totalizou apenas 1,67 milhão de toneladas, de acordo com dados da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar). O fim do ciclo 2020/21 se aproxima, com uma moagem acumulada de 600,47 milhões de toneladas, 3,02% superior àquela obtida na safra …

Read More »

Cogeração: ainda muito a crescer

Zilmar José de Souza é Gerente de Bioeletricidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Formado em Economia pela FEARP-USP, possui mestrado em Economia pela ESALQ-USP e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSCar. Terminou o pós-doutorado em 2006, em Economia, pela FGV-SP. Integra o time da Unica desde novembro de 2008, para dar suporte nos assuntos relacionados à bioeletricidade. …

Read More »

Entrevista Senar Goiás/Educação profissional para o campo

Dirceu Borges é Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  (Senar-GO). É produtor Rural e zootecnista, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Tem vasta experiência em gestão, planejamento e controle agropecuário. Canal – Jornal da Bioenergia: Com a pandemia, os cursos todos são à distância. Qual a principal dificuldade? Dirceu Borges: O Senar Goiás, precavido em relação à …

Read More »

Queda na demanda é o maior problema para energia eólica

Entrevista | Elbia Gannoum  – Presidente da ABEEólica Canal – Como a pandemia do novo coronavírus está afetando o setor? Elbia Gannoum – No caso do setor eólico, o grande desafio tende a ser a queda de demanda que deve afetar os próximos leilões com contratações menores. Este não é, no entanto, um ponto em que podemos atuar diretamente ou …

Read More »