Sucroenergético

Produção de etanol e a crise imposta pela Covid 19

Especialistas e entidades do setor sucroenergético analisam que a produção global de etanol deve ser 20% menor este ano, à medida que o mercado atravessa a crise gerada pela Covid-19, enquanto a retomada da produção aos níveis pré-pandemia não deve se concretizar até 2022. Segundo Brian D. Healy, diretor de desenvolvimento de mercado global de etanol do Conselho de Grãos …

Read More »

Censo Varietal dos canaviais mostra realidade dos últimos anos

Produtividade, renovação e variedade possuem uma forte relação em um canavial. E no campo se começa toda a cadeia do setor sucroenérgetico. Para facilitar a vida do produtor, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) realiza anualmente a Censo Varietal, que visa atender a crescente necessidade de informação do setor, possibilitando aos participantes o acesso a importantes conhecimentos referentes às variedades …

Read More »

Biomassa gera 1,5 vez mais energia do que térmicas a gás

Em um dos meses mais secos dos últimos anos, a energia ofertada pela bioeletricidade para a rede foi de 3.124 GWh. Embora o dado represente uma queda de 1% em relação a setembro de 2019, a geração renovável foi mais de oito vezes superior à geração do carvão mineral no último mês e 1,5 vez superior à geração total oferecida …

Read More »

Biocombustíveis no Brasil em 2020 evitaram emissão de 10 bi de toneladas de CO?

Só em 2020, a produção de biocombustíveis no Brasil evitou a emissão de mais de 10 milhões de toneladas de gás carbônico no meio ambiente. Esse dado é comprovado pela emissão de créditos de descarbonização, os CBio. Os títulos verdes, comercializados na B3, são baseados na produção sustentável das matérias-primas dos biocombustíveis. além de gerar receita para a cadeia produtiva, …

Read More »

Cana-de-açúcar: novo fungo é estudado pela UFG

Biofertilizacao de cana

O controle de doenças nos canaviais é uma necessidade de todo o setor.  Um fungo (Waitea circitanta) encontrado em raizes de  uma orquídea (Epidendrum nocturnum) rupícola crescida em pedras, localizado na  reserva Ângelo Rizo da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Mossâmedes (GO), pode controlar doenças de plantações de arroz, tomate, soja e cana-de-açúcar. E de acordo com a coordenadora …

Read More »

Usinas goianas seguem atendendo a comunidade

O setor sucroenergético goiano segue com doações de álcool líquido 70% para   hospitais, presídios, orfanatos e outros órgãos públicos essenciais do governo estadual. As usinas também continuam atendendo pedidos de entidades assistenciais e prefeituras dos municípios onde estão instaladas as unidade produtoras. Desde o mês de março, com o agravamento dos casos de COVID no Brasil, já foram doados 600 …

Read More »

Moagem acumulada cresce 4,5% na safra 20/21

A quantidade de cana-de-açúcar processada pelas usinas do Centro-Sul totalizou 44,39 milhões de toneladas na 1ª metade de setembro, aumento de 12,08% sobre o valor apurado na mesma quinzena da safra 2019/2020. No acumulado desde o início do ciclo 2020/2021 até 16 de setembro, a moagem somou 459,45 milhões de toneladas – crescimento de 4,56% no comparativo com o mesmo …

Read More »

Coquetel enzimático para Etanol 2G

O Brasil produz cerca de 30 bilhões de litros de etanol ao na, sendo que quase todo este combustível é chamado de etanol de primeira geração (E1G), obtido a partir da fermentação do caldo da cana para obtenção do álcool. Neste contexto, existe um passo importante a avançar nessa produção: o aproveitamento maior dos resíduos do setor sucroenergético (bagaço e …

Read More »

Produção de biogás e o setor sucroenergético

O setor sucroenergético se destaca nos últimos anos na geração renovável de energia, seja pela produção de etanol – que é um combustível menos poluente – seja pela geração de vapor e pela bioeletricidade. Para aumentar o portfólio de produtos, as usinas agora já trabalham em pesquisa e no desenvolvimento para inserir a geração de biogás e biometano a partir …

Read More »

Perspectivas para o etanol pós-pandemia

O uso de etanol registrou queda de 16,7% nos seis primeiros meses deste ano no país. De janeiro a junho de 2020 foram consumidos 8,96 bilhões de litros. No mesmo período do ano passado, foram 10,76 bilhões de litros, uma queda de quase 17%. Nos principais estados consumidores, a redução média foi de 15,1%, variando entre 7,9% no Mato Grosso …

Read More »
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.