Sucroenergético

Cogeração alcança a marca de 20 GW no Brasil

Cogeração Alcança A Marca De 20 Gw No Brasil - 1

A cogeração em operação comercial no Brasil acaba de ultrapassar a marca de 20GW, o que equivale a 1,43 vezes a capacidade instalada da maior hidrelétrica do País, a usina de Itaipu, que contém 14GW. Em junho de 2022, o País registrou um total de 20,11 GW de capacidade instalada de cogeração em operação comercial no Brasil, o que representa …

Read More »

StoneX prevê redução de moagem de cana no centro-sul

Stonex Prevê Redução De Moagem De Cana No Centro-Sul - 3

Uma análise divulgada essa semana pela consultoria StoneX mostra que haverá uma queda na moagem de cana-de-açúcar nesta safra. Isso devido a um atraso no início da safra em função de condições do clima em 2021. Segundo a consultoria, a moagem de cana-de-açúcar do centro-sul do Brasil deve alcançar 557,5 milhões de toneladas na safra 2022/23, iniciada em abril. Em sua …

Read More »

Cresce produtividade da cana no Cerrado

Cresce Produtividade Da Cana No Cerrado - 5

A produtividade da cana-de-açúcar no Cerrado tem avançado consideravelmente. Graças por exemplo a nova geração da genética CTC, a Série 9000, do CTC. Em média, o aumento do ATR (toneladas de açúcar por hectare), principal indicador da cultura, é de 25% entre as safras 2015/2016 e 2019/2020, segundo levantamento em 144 usinas, que comparou o desempenho da geração 9000 com …

Read More »

Como mitigar emissão de óxido nitroso no cultivo da cana-de-açúcar

Como Mitigar Emissão De Óxido Nitroso No Cultivo Da Cana-De-Açúcar - 7

A região centro-oeste é atualmente a principal área de expansão da cana-de-açúcar no Brasil. Pesquisadores da Embrapa estudam formas de mitigar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera decorrentes desse cultivo por meio de estratégias diferenciadas de adubação e irrigação. O óxido nitroso (N2O) foi o objeto de um trabalho de pesquisa devido ao seu potencial de aquecimento …

Read More »

Governo de Goiás reduz contribuição das usinas para o Fundo Protege

Governo De Goiás Reduz Contribuição Das Usinas Para O Fundo Protege - 9

O governador Ronaldo Caiado assinou um decreto que reduz de 15% para 10% a contribuição do setor industrial e de usinas para o Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege). A medida terá vigor entre julho e dezembro de 2022.  Caiado explicou que a redução da taxa é possível graças à reorganização da máquina pública.  “Goiás hoje é …

Read More »

Eficiência na produção de etanol de segunda geração

Eficiência Na Produção De Etanol De Segunda Geração - 11

Além de caracterizar a molécula, os pesquisadores usaram técnicas de engenharia genética para produzi-la em larga escala, reduzindo custos e viabilizando sua utilização industrial Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) identificaram no fungo amazônico Trichoderma harzianum uma enzima capaz de degradar biomassa. Além de caracterizar a molécula, os pesquisadores usaram técnicas de engenharia genética para produzi-la em larga escala, reduzindo …

Read More »

BP Bunge Bioenergia reduz dependência de fertilizantes químicos nos canaviais

Vinhaça, Subproduto Do Processamento Da Cana-De-Açúcar Rico Em Cloreto De Potássio, É Aplicada Em Plantação Da Bp Bunge Bioenergia, (Foto: Divulgação)

Com foco em produtividade e sustentabilidade, empresa amplia uso de subprodutos do processamento da cana-de-açúcar para finalidades nutricionais das plantas A alta no preço dos fertilizantes, agravada com a escassez em razão da guerra na Ucrânia, se tornou um grande desafio para o agronegócio. Ao mesmo tempo, porém, acelerou a busca por alternativas mais sustentáveis. Desde sua formação em dezembro …

Read More »

Como é o desenvolvimento de uma nova variedade de cana

Como É O Desenvolvimento De Uma Nova Variedade De Cana - 14

As pesquisas até o lançamento de uma nova variedade de cana-de-açúcar levam cerca de 12 anos. Mas quais são as fases de desenvolvimento desse trabalho e por que ele demora tanto? O pesquisador do (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mauro Alexandre Xavier, explica cada uma das fases do chamado melhoramento genético convencional de …

Read More »

StoneX Brasil espera uma safra superior a de 2021

Stonex Brasil Espera Uma Safra Superior A De 2021 - 17

Murilo F. Aguiar é Consultor Sênior em Gerenciamento de Riscos – Açúcar, Etanol e Moedas da StoneX Brasil e conversa com o Canal – Jornal da Bioenergia sobre a expectativa para a safra na Região Centro-Sul, que iniciou recentemente. Canal-Jornal da Bioenergia: Qual a estimativa de moagem da Stone X para a safra 2022? Murilo Aguiar: Fizemos nossa quarta revisão …

Read More »

Usinas sucroenergéticas exportam mais energia para o Sistema

Usinas Sucroenergéticas Exportam Mais Energia Para O Sistema - 21

Bioeletricidade do setor sucroenergético da última década é suficiente para abastecer a energia do mundo por três dias A bioeletricidade, isso é, energia gerada a partir da biomassa, matéria orgânica de origem vegetal e animal, é a terceira maior fonte na matriz energética brasileira. A fonte é responsável por 11,8% da energia gerada no Brasil e isso representa 21,5 GW. …

Read More »