Sucroenergético

Sensoriamento remoto para avaliar estado hídrico da cana

Considerando as amplas extensões de áreas de cana-de-açúcar, qual a estratégia mais adequada para avaliar se as plantas estão em estresse hídrico ou se dispõem de água suficiente para alcançar a produtividade de três dígitos? Para contribuir nesse manejo que reflete na produtividade desta cadeia econômica com importância para produção de açúcar, etanol e bioenergia, o Instituto Agronômico (IAC) adotou …

Read More »

São necessários cerca de 12 anos para o desenvolvimento de uma nova variedade de cana; entenda o processo

As pesquisas até o lançamento de uma nova variedade de cana-de-açúcar levam cerca de 12 anos. Mas quais são as fases de desenvolvimento desse trabalho e por que ele demora tanto? O pesquisador do (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mauro Alexandre Xavier, explica cada uma das fases do chamado melhoramento genético convencional de …

Read More »

Produção de anidro cresce 42% na segunda quinzena de agosto

A quantidade de cana-de-açúcar processada pelas unidades produtoras do Centro-Sul alcançou 43,13 milhões de toneladas na 2ª metade de agosto, com avanço de 2,08% sobre o valor apurado na mesma quinzena da safra 2020/2021 – 42,25 milhões de toneladas. O estado de São Paulo registrou uma moagem de 25,16 milhões de toneladas (-0,75%) e nos demais estados da região centro-sul …

Read More »

RenovaBio: cenário de crescimento

Programa evitou o envio de mais de 15 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera em 2021 Estimular a produção de biocombustíveis é o objetivo da Política Nacional de Biocombustíveis,RenovaBio. O programa começou a vigorar em abril de 2020 e se apresenta um grande aliado na descarbonização, auxiliando o Brasil a atender as metas definidas em acordos internacionais, como o …

Read More »

Cooper-Rubi investe na cogeração de energia

Unidade goiana é autossuficiente e pretende aumentar a exportação para a rede este ano A cada dia mais a bioeletricidade se mostra importante para a matriz energética brasileira, sendo a terceira principal fonte, atrás apenas das hidrelétricas e da energia eólica. Por isso, muitas usinas têm investido nesse produto. A Cooper-Rubi, usina localizada em Rubiataba (GO), é 100% autossuficiente e ainda …

Read More »

Parceria entre BP Bunge e Coopercitrus viabiliza primeira operação de barter com a fixação de ATR de cana no mundo

Empresa Avance Agropecuária, de Itumbiara (GO), é protagonista de ação inédita em que custos e receitas com lavoura de cana-de-açúcar são 100% fixados  A BP Bunge Bioenergia, por meio do Allia, programa voltado ao estímulo e fortalecimento das parcerias com fornecedores de cana-de-açúcar, e a Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais viabilizaram a primeira operação completa de barter a partir …

Read More »

Oportunidades do biogás no setor sucroenergético

Um dos segmentos mais dinâmicos do agronegócio brasileiro foi pauta durante o webinar “Biogás no setor sucroenergético: oportunidades e desafios”.  Especialistas debateram com empresários sobre as oportunidades de negócios do biogás voltadas para o aproveitamento dos resíduos orgânicos gerados pela indústria sucroalcooleira, e da cadeia tecnológica utilizada pelo setor no país. O webinar foi promovido pelo Projeto GEF Biogás Brasil, que é liderado …

Read More »

Boletim da Conab aponta nova redução na safra de cana-de-açúcar devido ao clima

A estimativa de queda no volume da cana-de-açúcar no Brasil está prevista em 9,5%, de acordo com o 2º Levantamento da Safra 2021/22, divulgado nesta quinta-feira (19) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A expectativa é que sejam colhidos 592 milhões de toneladas, representando um volume de cerca de 62 milhões de toneladas de matéria prima a menos em relação …

Read More »

Biomassa da cana pode ajudar ainda mais o sistema interligado brasileiro

No primeiro semestre deste ano, a geração de energia elétrica para à rede pela fonte biomassa, da qual o setor sucroenergético costuma representar mais de 80% do total, foi de 12,2 mil GWh. Esse número representa 16% de toda a geração de energia elétrica pela Usina Itaipu em 2020 e pode  atender 6,3 milhões de residências. A cada dia mais …

Read More »

Conferência DATAGRO destaca retomada dos investimentos no setor sucroenergético

Realizado na quarta-feira (11), o mais recente ”Warm-Up da 21ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol”, que acontece em outubro no formato híbrido – presencial e on-line -, destacou a perspectiva positiva de retomada dos investimentos no setor sucroenergético. Com o título ”A 4ª onda de expansão do setor sucroenergético”, o webinar reuniu o diretor da DATAGRO, Guilherme Nastari; …

Read More »