Home » Biodiesel e Biogás

Biodiesel e Biogás

Setor de biogás avança no Brasil

O Brasil iniciou 2020 com mais de 400 plantas de biogás em operação, um crescimento de 40% em relação ao ano passado. Para a Associação Brasileira de Biogás (ABiogás), o ano foi de conquistas para o setor, que, além da expansão no número de usinas – com empreendimentos de grande porte em andamento que somam investimentos da ordem de R$ …

Read More »

Brasil supera metas na pecuária sustentável com aproveitamento de dejetos animais

De 2010 a 2019, 38,3 milhões de m3 de dejetos animais no Brasil foram tratados, superando em quase nove vezes a meta de 4,4 milhões de m3 definida no Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). Nesse período, o Tratamento de Dejetos Animais resultou em 391 milhões de tCO2eq ((toneladas de dióxido de carbono equivalente) de mitigação …

Read More »

Retrospectiva Canal / O uso do biogás na agropecuária

O biogás é uma mistura de gases composto principalmente por metano e dióxido de carbono. Ele é obtido por meio da degradação da matéria orgânica existente em diferentes materiais, os chamados substratos. Este processo é provocado pela ausência de oxigênio, onde existe a proliferação de micro-organismos que degradam o material ocorrendo a formação do biogás. Como se trata de um …

Read More »

Biogás pode suprir quase 40% da demanda nacional de energia elétrica

O biogás é produzido a partir da decomposição da matéria orgânica – seja por rejeitos oriundos da agropecuária, por resíduos sólidos urbanos e esgoto, do setor sucroenergético, – por bactérias. A energia elétrica é gerada por meio de combustão em um motogerador ou em uma microturbina. Atualmente, o biogás tem três aplicações: térmica, elétrica e de mobilidade em veículos. Investir …

Read More »

Brasil é o segundo maior produtor de biodiesel do planeta

Biodiesel é o nome de um combustível alternativo de queima limpa, produzido de recursos domésticos e renováveis. Não contem petróleo, por isso, é considerado ecológico, por ser biodegradável, não-tóxico e, praticamente, livre de enxofre, podendo ser usado em um motor de ignição a compressão (diesel) sem necessidade de modificação. Pode ser produzido de soja, óleo de girassol, de canola, de …

Read More »

Compostos químicos de alto valor a partir de coproduto do biodiesel

Pesquisadores da Embrapa Agroenergia (DF) estão usando a glicerina gerada no processo de produção de biodiesel para obter compostos químicos valorizados pela indústria. O coproduto é usado por microrganismos como fonte de carbono para a produção de ácidos orgânicos e outras substâncias (polióis, dióis e cetonas) que podem ser vendidas para indústrias farmacêuticas, alimentícias, cosméticas e químicas. Isso significa que, com o …

Read More »

Sebo bovino é segunda matéria-prima na produção de biodiesel

Quando se fala de bovinos, logo vêm à mente, carnes como filé mignon, picanha, alcatra, coxão mole, entre outras. Mas o aproveitamento do boi não se restringe ao mero consumo de carne. Um conhecido ditado afirma que do boi só não se aproveita o berro. Quanto engano. Do boi se utiliza tudo, até mesmo o berro. Sabia que o sebo …

Read More »

Bioquerosene: produção não avança

O combustível limpo já move milhares de veículos no chão, mas ainda não ganhou os ares. As companhias aéreas brasileiras ainda não adotaram o bioquerosene para abastecer suas frotas. Foram realizadas algumas iniciativas pontuais, mas a utilização rotineira ainda não é realidade e a justificativa é o déficit na produção nacional. A aviação internacional é responsável por 2% das emissões …

Read More »

Iniciativa da Ubrabio vai colocar “biodiesel premium” no mercado

Os produtores de biodiesel associados à União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) firmaram um compromisso para desenvolver voluntariamente uma especificação interna com o objetivo de colocar no mercado um biocombustível com o mais alto padrão de qualidade: o biodiesel premium. Atualmente, o biodiesel brasileiro já possui especificação mais rigorosa que a do produto dos EUA e Europa. O objetivo dos produtores associados …

Read More »

RenovaBio : é hora da certificação

O  RenovaBio, a Política Nacional de Biocombustíveis, é a esperança de reestabelecimento para o setor sucroenergético e do desenvolvimento das fontes de combustível renovável. O Programa tem como objetivo principal estabelecer metas nacionais anuais de descarbonização, de forma a incentivar o aumento da produção e da participação de biocombustíveis – como o etanol, biomassa, biodiesel, biogás, entre outros – na …

Read More »