biocombustíveis

Venda de etanol hidratado soma 1,86 bilhão de litros em abril

A moagem de cana-de-açúcar pelas unidades produtoras do Centro-Sul na segunda quinzena de abril totalizou 34,58 milhões de toneladas. Nesse mesmo período do ano anterior, a quantidade processada foi de 21,43 milhões de toneladas. No acumulado de abril, a quantidade de cana-de-açúcar processada atingiu 50,61 milhões de toneladas, ante 35,29 milhões de toneladas registradas em igual período no ciclo 2023/2024 – …

Read More »

ANP e Bonsucro fecham parceria para certificação de cana-de-açúcar no Brasil

Acordo visa a simplificar processos e reduzir custos de certificação para produtores de etanol de cana A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) assinou um acordo de cooperação técnica com a Bonsucro, com duração prevista de três anos, para criação de um método conjunto para os produtores de etanol de cana no Brasil que desejarem obter certificação …

Read More »

Projeto regulamenta tributação de operações com combustíveis

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 43/24, do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), regulamenta o regime diferenciado das operações com combustíveis (fósseis e renováveis) e lubrificantes, previsto na Emenda Constitucional 132 (reforma tributária). A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. A reforma tributária determinou para o setor a incidência monofásica (uma única vez em toda a cadeia produtiva), alíquotas …

Read More »

Entenda o Projeto de Lei “Combustível do Futuro”

A aprovação deste projeto está gerando grandes expectativas no setor produtivo de etanol e biocombustíveis em geral, bem como no setor automotivo Em 13 de março, o projeto de lei “Combustível do Futuro” foi aprovado pela Câmara federal em uma votação exitosa, com 429 votos a favor, 19 contra e três abstenções. O relator do PL na Câmara foi o …

Read More »

Atvos vai definir local de nova fábrica de combustível sustentável de avião

Depois de montar a equipe técnica para elaborar seu projeto de SAF, o combustível sustentável de aviação, a Atvos —uma das maiores produtoras de biocombustíveis do país— se encaminha para a decisão de investimento que vai determinar onde será instalada a fábrica. Segundo o CEO da companhia, Bruno Serapião, a ideia é que seja uma das primeiras em escala industrial …

Read More »

Biocombustíveis: conheça os desafios e benefícios dessa revolução verde

Créditos: Onurdongel l iStock

Entenda tudo sobre os biocombustíveis, sua importância para a transição energética nacional e para um futuro mais sustentável Os biocombustíveis representam uma peça-chave na transição para uma matriz energética mais verde e sustentável. Sua ascensão como uma alternativa viável não apenas responde aos desafios das mudanças climáticas, mas também oferece oportunidades econômicas significativas. Eles são derivados de biomassa, que pode …

Read More »

Petrobras avança na transição energética com produção de biocombustíveis

Dando continuidade à investida em projetos sustentáveis, a Petrobras (PETR4) anunciou nova parceria estratégica antes do apagar das luzes de 2023. No último sábado (30), a estatal assinou contrato para importar uma nova tecnologia para a produção de diesel 100% renovável (HVO) e bioquerosene de aviação, o BioQav. Em comunicado, a empresa afirma que irá adquirir a tecnologia HEFA (Ésteres Hidroprocessados ​​e Ácidos Graxos, na …

Read More »

Maranhão vai ter complexo de produção de biocombustíveis

O município de Balsas, no Maranhão, terá em breve o complexo industrial da empresa Inpasa Brasil, destinado à produção de etanol, farelo, óleo bruto e energia elétrica. A pedra fundamental do empreeendimento  já foi lançada. O investimento será de R$ 1,2 bilhão, serão produzidos 460 milhões de litros de etanol e criados inicialmente 2.500 empregos na etapa da construção, e …

Read More »

Brasil pode gerar 9 bilhões de litros de combustível sustentável de aviação só com resíduos do agro

Considerando apenas resíduos como matérias-primas, a Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB) e a fabricante de aviões Boeing calculam, em levantamento, que o Brasil pode gerar 9 bilhões de litros. Desses, 6,48 bilhões de litros devem vir de resíduos de cana-de-açúcar, 1,9 bilhão de resíduos madeireiros, 0,36 bilhão do gordura animal, 0,23 bilhão de gases de escape de processos industriais, como …

Read More »

Texto preliminar da COP28 indica eliminação dos combustíveis fósseis

O documento preliminar do Balanço Global (Global Stocktake, GST) apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, inclui a eliminação progressiva do uso de combustíveis fósseis. Como o documento é preliminar, e há outras opções de texto sendo debatidas, o documento final pode não consolidar essa solução para a queima dos combustíveis fósseis. …

Read More »