Tecnologia

Mudanças no clima e os furacões

As mudanças climáticas expandirão a região de formação dos ciclones tropicais para além da faixa equatorial do planeta. É o que diz um novo estudo liderado pela Universidade de Yale, o qual também aponta que milhões de pessoas estarão vulneráveis a esses fenômenos que tendem a ser cada vez mais severos.Hoje, os furacões ocorrem majoritariamente nas regiões tropicais do planeta, entre o …

Read More »

Pelo menos 85% da população mundial já é afetada pelas mudanças climáticas

Um novo artigo, publicado na Nature Climate Change, documenta evidências científicas sem precedentes para impactos climáticos induzidos pelo homem em pelo menos 80 por cento da área terrestre do mundo afetando pelo menos 85 por cento da população global. Por Mercator Research Institute on Global Commons and Climate Change* Os cientistas por trás do artigo desenvolveram uma nova técnica de pesquisa, utilizando …

Read More »

Poucos estados brasileiros monitoram a qualidade do ar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou novas diretrizes globais sobre a qualidade do ar, indicando que a poluição aérea causa danos à saúde humana em concentrações ainda mais baixas do que se pensava. No Brasil, apenas dez estados e o Distrito Federal possuem redes de monitoramento da qualidade do ar, segundo o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), …

Read More »

Poluição do ar já mata mais do que cigarro e HIV, aponta estudo

O impacto da poluição do ar sobre a expectativa de vida da população mundial é consideravelmente maior e mais letal do que o cigarro, acidentes de automóvel e até mesmo a pandemia do HIV. É o que revela o novo relatório desenvolvido por professores e pesquisadores da Universidade de Chicago, mostrando que a poluição poderá tirar 2,2 anos de vida de cada ser …

Read More »

Assassino invisível: 1 em cada 5 mortes em 2018 deveu-se à poluição do ar

A poluição do ar causada pela queima de combustíveis fósseis como carvão e petróleo foi responsável por 8,7 milhões de mortes em todo o mundo em 2018, uma impressionante proporção de uma em cinco de todas as pessoas que morreram naquele ano, descobriu uma nova pesquisa. Os países com o consumo mais espantoso de combustíveis fósseis para abastecer fábricas, residências …

Read More »

Brasil promete neutralizar emissões de gases do efeito estufa até 2060

A nova meta do Brasil no Acordo de Paris, a chamada Contribuição Nacional Determinada (NDC, da sigla em inglês), será a neutralidade nas emissões de gases do efeito estufa até 2060. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (8) pelo Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. “A nossa contribuição nacional determinada a ser apresentada, agora que aprovada pelo governo …

Read More »

Bahia lidera ranking de capacidade instalada de fazendas solares

A Bahia lidera o ranking dos estados com maior capacidade instalada de usinas solares fotovoltaicas em operação comercial no país, com 776,86 MW. Os dados, referentes a abril, são do InfoMercado Dados Gerais, divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. Na lista dos cinco estados que mais concentram capacidade de geração de energia por meio da luz do sol, …

Read More »

Cola sustentável com sementes de mamona

Ela já foi a queridinha do programa brasileiro de biodiesel, em meados de 2004, e serviu como munição para muitas brincadeiras infantis no campo (quem nunca fez uma guerrinha de semente?). Só que a semente de mamona, agora, foi transformada em cola adesiva por cientistas brasileiros, que não precisaram lançar mão de qualquer produto químico para obterem um produto resistente. …

Read More »

Biomassas para produção de biocombustíveis avançados

Pesquisadores brasileiros e britânicos se uniram para explorar a lignina – presente no bagaço e na palha de cana-de-açúcar e de sorgo, bem como em gramíneas e resíduos florestais – visando produzir biocombustíveis avançados e produtos químicos de alto valor para compor, por exemplo, fragrâncias de perfumes e princípios ativos de fármacos. A Fapesp e o Biotechnology and Biological Sciences …

Read More »

Poluição custa US$ 8 bilhões por dia e mata 4 milhões de pessoas no ano  

A poluição do ar causada pela queima de combustíveis fósseis custa à economia global cerca de US $ 8 bilhões por dia. A estimativa consta em relatório do Greenpeace do Sudeste Asiático e do Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo. O impacto econômico leva em consideração, principalmente, os custo com saúde. Esses componentes nocivos no ar são responsáveis …

Read More »