Home » Bioenergia

Bioenergia

Comitê RenovaBio avalia propostas para revisão de metas do programa

Na última sexta-feira (22), ocorreu, sob a coordenação do secretário de petróleo, gás natural e biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), José Mauro Coelho, a primeira reunião ordinária do Comitê RenovaBio em 2020. Na reunião, o comitê avaliou propostas de revisão das metas da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) estabelecidas para o ano de 2020 e, também, propostas …

Read More »

Ritmo de expansão em energia renovável deve cair pela 1ª vez em 20 anos, diz IEA

O ritmo de crescimento da capacidade global em energia renovável deve ver o primeiro recuo anual em 20 anos em 2020, em meio a impactos da pandemia de coronavírus, mas a expectativa é de retomada no próximo ano, disse a Agência Internacional de Energia (IEA) nesta quarta-feira. O mundo deve construir menos parques eólicos, solares e outras instalações que produzem energia limpa neste ano …

Read More »

Biorreatores e biogás: o avanço das energias renováveis

Lançados em 1914, próximo a primeira Guerra Mundial, os biorreatores foram criados para atender a elevada produção de acetona. Porém, pela falta de informações sobre o instrumento, nos anos seguintes foram necessárias modificações para aprimorar o desempenho da máquina, já que  na época os métodos para esterilização e assepsia ainda não eram bem desenvolvidos. Já nos anos 40, um biorreator …

Read More »

Novas metas do RenovaBio para 2020 saem até julho

A publicação de novas metas para a aquisição de créditos de descarbonização (Cbios) por distribuidoras de combustíveis, que fazem parte do RenovaBio, deve ocorrer até o mês de julho. A previsão é do diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Miguel Ivan Lacerda Oliveira, em entrevista à Agência Reuters. As metas do RenovaBio, política nacional de …

Read More »

Setor de biogás avança no Brasil

O Brasil iniciou 2020 com mais de 400 plantas de biogás em operação, um crescimento de 40% em relação ao ano passado. Para a Associação Brasileira de Biogás (ABiogás), o ano foi de conquistas para o setor, que, além da expansão no número de usinas – com empreendimentos de grande porte em andamento que somam investimentos da ordem de R$ …

Read More »

Geração de usinas a biomassa cresce 3% em 2019

Números divulgados pela Câmara de Comércio de Energia Elétrica (CCEE) revelam que a geração de energia das usinas térmicas a biomassa aumentou 3% em 2019, quando comparado com o ano anterior. Ao todo, o Brasil produziu 3.108,6 MW médios, superando o resultado de 3.007,1 MW médios de 2018. O crescimento decorre principalmente da ampliação do número de empreendimentos dedicados à …

Read More »

RenovaBio: aprovada primeira certificação para duas usinas produtoras de etanol de MS

Duas unidades do grupo Atvos, Santa Luzia e Eldorado, localizadas nos municípios de Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante, em Mato Grosso do Sul, foram certificadas pelo Programa Nacional de Biocombustíveis, o RenovaBio. A aprovação é feita pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e foi atualizada na última quinta-feira (6) com a certificação das duas …

Read More »

Itaipu produz energia para iluminar o mundo por 43 dias

A usina hidrelétrica de Itaipu chega, na próxima sexta-feira (14), aos 2,7 bilhões de megawatts-hora (MWh) de energia acumulada desde o início da operação, em maio de 1984. É uma marca histórica para o empreendimento binacional, líder mundial em geração de energia limpa e renovável, que reforça a importância estratégica da hidrelétrica para o desenvolvimento sustentável e a segurança energética do Brasil e do …

Read More »

Empresas certificadas no RenovaBio podem gerar 221 mil CBios em fevereiro

A seis empresas do setor sucroenergético que já detém o Certificado de Produção Eficiente de Biocombustíveis emitido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) tem o potencial de ofertar no mercado 221 mil Créditos de Descarbonização (CBios) ao mês a partir de fevereiro. Os cálculos realizados pela equipe técnica da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) levam …

Read More »

Fontes de energia renováveis representam 83% da matriz elétrica brasileira

O Brasil, atualmente, tem 83% de sua matriz elétrica originada de fontes renováveis, de acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Reive Barros. A participação é liderada pela hidrelétrica (63,8%), seguida de eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar centralizada (1,4%). Barros ressaltou que é fundamental utilizar todo o potencial de …

Read More »