Artigos

Artigo/Perspectivas para o agro em 2022

Por Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros Cenário Macroeconômico Externo O agronegócio é um setor bastante integrado internacionalmente do ponto de vista das suas exportações, que representam em torno de 25% do seu PIB (enquanto para a economia brasileira, a cifra é de 15%). As exportações do agronegócio aproximam-se da metade do total brasileiro. A China é o principal importador (37%) …

Read More »

Artigo: Como combater a broca da cana na primavera verão

*Fábio Maximiano de Andrade Silva O período chuvoso é reconhecido, por especialistas, como os períodos de maior infestação da broca da cana-de-açúcar. Pesquisas indicam que a cada 1% de infestação, a produção de cana é reduzida em 1,21%, a de etanol em 0,27% e a de açúcar, em 0,38%. A broca-da-cana (Diatraea saccharalis) pode ser encontrada durante todo o ano, …

Read More »

Carros elétricos, economia e sustentabilidade: o uso de plásticos nessa cadeia

*Jefferson Schiavon   Globalmente, as vendas de veículos elétricos cresceram 140% no primeiro trimestre desse ano. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), foram 1,1 milhão de unidades vendidas. O Brasil também teve aumento na eletrificação da frota em 2021: este ano tivemos o melhor quadrimestre da história no nosso mercado, com 7.290 veículos vendidos – o que …

Read More »

Crise energética: medidas a curto prazo e a corrida pela biomassa

Na atual crise energética, o aumento na tarifa de energia pesa no bolso do consumidor e das empresas, além de ambos sofrerem com um possível racionamento. A justifica é que a falta de água nas hidrelétricas desencadeou o uso das termelétricas, que possuem um custo elevado de produção. Numa rápida comparação, a diferença no custo é dez vezes maior, ou …

Read More »

Artigo: A crise hídrica e seus impactos para o agronegócio

Por Valdo Marques A falta de chuvas e o baixo nível dos reservatórios trouxeram de volta, após 91 anos, a pior crise hídrica ao Brasil, gerando prejuízos à produção agrícola e pecuária em várias regiões do País. Além das perdas em produtividade, agricultores lidam com a redução da captação de água para a irrigação e com o aumento dos custos, …

Read More »

ARTIGO – Como o rateio de custos de energia pode aumentar a eficiência

* Pedro Okuhara Durante um anúncio em rede nacional, no começo de setembro de 2021, o ministro de Minas de Energia, Bento Albuquerque, pediu “uso consciente” de água e energia elétrica para reduzir a pressão sobre o sistema elétrico brasileiro. Mesmo sem utilizar o termo “racionamento” para evitar impactos econômicos negativos, a sabedoria popular sugere que “para bom entendedor, meia …

Read More »

Artigo/Risco de apagão: medidas para reduzir consumo

Por Danilo Barbosa, sócio e cofundador Way2 Tecnologia, empresa fornecedora de soluções tecnológicas para medição e gestão de energia elétrica (foto ao final do texto) Economizar energia elétrica passou a ser um imperativo para que o Brasil não enfrente um novo período de apagões. Em particular, nos momentos em que o consumo se eleva em todo o país, a capacidade …

Read More »

O ESG já é uma realidade no Brasil?

*Marcus Nakagawa A Cúpula do Clima, realizada no final de abril e liderada pelo presidente norte americano Joe Biden, fez com que vários países se posicionassem referente às questões da emergência climática e à busca por uma “descarbonização” das suas matrizes energéticas, atividades comerciais e melhoras nas políticas ambientais. Líderes mundiais apresentaram as suas metas das agendas climáticas e a …

Read More »

Artigo/ Abertura integral do mercado de energia elétrica: entraves e soluções

A ANEEL está ouvindo a sociedade sobre a abertura do mercado de energia elétrica para todos os consumidores a partir de 1° de janeiro de 2024. O objetivo é colher contribuições para atender à Portaria 465/19 do Ministério de Minas e Energia (MME), que determinou à ANEEL e CCEE a apresentação de estudo, até janeiro de 2022, sobre as medidas …

Read More »

ARTIGO – Hidrogênio verde: o combustível do futuro

Imagine se fosse possível obter energia usando água como matéria-prima em substituição ao petróleo e ao gás natural, reduzindo a zero a emissão de gás carbônico (CO2) nesse processo.   A solução, cada vez mais viável economicamente, é a produção de hidrogênio por meio da separação da água em hidrogênio e oxigênio pela utilização da energia elétrica, processo conhecido como hidrólise. …

Read More »