Artigos

Etanol: solução para todos

Etanol: Solução Para Todos - 1

A política ambiental avança para estabelecer os Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas e Mecanismos para a Mensuração e Certificação de Créditos de Carbono. A necessidade de cumprir compromissos internacionais firmados por países signatários do Acordo de Paris nos levam a criação de um mercado regulado de carbono, com capacidade de mensurar nossos infundáveis ativos para alcançar as metas …

Read More »

Artigo – A importância da granulometria no calcário agrícola

Etanol: Solução Para Todos - 5

*Por Erivelton Lopes                          Muitos produtores rurais devem ter a dúvida: calcário agrícola é tudo igual? A resposta é “não”. Aplicações de campo conduzidas pela indústria produtora deste mineral mostram que a granulometria do calcário agrícola é um fator primordial para obter resultados mais eficientes na lavoura, comparado ao …

Read More »

Artigo/ Maturação nutricional e seus benefícios para o canavial

Etanol: Solução Para Todos - 9

O cenário para este início de safra no setor sucroenergético sinaliza uma queda na produtividade de cana-de-açúcar. Isso se deve, principalmente, aos fatores climáticos que atingiram de forma negativa o desenvolvimento do canavial em meados de 2021. As perspectivas são de uma safra de menor produção de ATR (açúcares totais recuperáveis) com menor produção de açúcar e também menor produção …

Read More »

Artigo/O mercado livre de energia e os novos desafios da era digital

Etanol: Solução Para Todos - 11

Por Marcelo Bernardino – CEO da Indra e da Minsait no Brasil Hoje em dia temos várias fontes além das hidrelétricas, como as energias eólica, biomassa ou solar. Apesar do Brasil ter uma vasta área para poder aproveitar a energia eólica e energia solar, ainda assim é um país de dimensões continentais que depende muito da energia vinda de hidrelétricas. Devido …

Read More »

Artigo/4 vantagens na expansão do Mercado Livre de Energia

Etanol: Solução Para Todos - 13

por Luciano de Albuquerque* Hoje, é possível contratar energia elétrica em dois ambientes: no Mercado Cativo, o qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras de energia que possuem concessão para vender energia em determinada região, e no Mercado Livre, que permite comprar energia elétrica diretamente das comercializadoras por meio de contratos bilaterais e com condições livremente negociadas, como preço, prazo …

Read More »

Perspectivas para o agronegócio em 2022

Etanol: Solução Para Todos - 15

Por Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros Cenário Macroeconômico Externo O agronegócio é um setor bastante integrado internacionalmente do ponto de vista das suas exportações, que representam em torno de 25% do seu PIB (enquanto para a economia brasileira, a cifra é de 15%). As exportações do agronegócio aproximam-se da metade do total brasileiro. A China é o principal importador (37%) …

Read More »

Artigo: Como combater a broca da cana na primavera verão

Etanol: Solução Para Todos - 17

*Fábio Maximiano de Andrade Silva O período chuvoso é reconhecido, por especialistas, como os períodos de maior infestação da broca da cana-de-açúcar. Pesquisas indicam que a cada 1% de infestação, a produção de cana é reduzida em 1,21%, a de etanol em 0,27% e a de açúcar, em 0,38%. A broca-da-cana (Diatraea saccharalis) pode ser encontrada durante todo o ano, …

Read More »

Carros elétricos, economia e sustentabilidade: o uso de plásticos nessa cadeia

Etanol: Solução Para Todos - 19

*Jefferson Schiavon   Globalmente, as vendas de veículos elétricos cresceram 140% no primeiro trimestre desse ano. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), foram 1,1 milhão de unidades vendidas. O Brasil também teve aumento na eletrificação da frota em 2021: este ano tivemos o melhor quadrimestre da história no nosso mercado, com 7.290 veículos vendidos – o que …

Read More »

Crise energética: medidas a curto prazo e a corrida pela biomassa

Na atual crise energética, o aumento na tarifa de energia pesa no bolso do consumidor e das empresas, além de ambos sofrerem com um possível racionamento. A justifica é que a falta de água nas hidrelétricas desencadeou o uso das termelétricas, que possuem um custo elevado de produção. Numa rápida comparação, a diferença no custo é dez vezes maior, ou …

Read More »

Artigo: A crise hídrica e seus impactos para o agronegócio

Por Valdo Marques A falta de chuvas e o baixo nível dos reservatórios trouxeram de volta, após 91 anos, a pior crise hídrica ao Brasil, gerando prejuízos à produção agrícola e pecuária em várias regiões do País. Além das perdas em produtividade, agricultores lidam com a redução da captação de água para a irrigação e com o aumento dos custos, …

Read More »