Notícias

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em casas e outros imóveis

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste Os dados do relatório Energy Transition Investment Trends 2024 revelam que o Brasil emergiu como um líder global em investimentos em energias renováveis, durante o ano de 2023, ocupando o terceiro lugar no ranking, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Com um montante de aproximadamente US$ …

Read More »

Cuidados na hora de fazer instalações fotovoltaicas

A energia solar está cada vez mais fazendo parte da realidade da população brasileira. O sistema de eletricidade que utiliza painéis solares para a captação da luz do sol traz diversos benefícios, mas a instalação exige cuidados para que não ocorram problemas e ineficiência no processo de produção de eletricidade. A instalação de um sistema para minigeração de energia solar …

Read More »

Produção de cana-de-açúcar na safra 2023/24 chega a 713,2 milhões de toneladas, a maior da série histórica

A produção brasileira de cana-de-açúcar na safra 2023/2024 registra 713,2 milhões de toneladas e estabelece novo recorde na série histórica acompanhada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume representa um aumento de 16,8%, quando comparado ao ciclo passado, como aponta o 4º Levantamento sobre a cultura divulgado pela Companhia. De acordo com o boletim, a área colhida também registrou …

Read More »

Safra de cana atual e as condições do clima

As estimativas iniciais para a safra de cana-de-açúcar no Brasil em 2024-25 são positivas. De acordo com análises da Hedgepoint Global Markets, há uma projeção de um potencial de 640 milhões de toneladas (Mt). No entanto, é importante observar que essas estimativas podem ser afetadas pelo clima ao longo do ano. Espera-se uma pequena correção na produtividade, parcialmente compensada pelo potencial …

Read More »

Tecnologia têm 95% de eficiência na produção do biogás em pequenos e médios aterros sanitários

 Mais de 60% dos resíduos orgânicos recolhidos no Brasil têm destinação correta: os aterros sanitários. Eles oferecem menos riscos ao meio ambiente, por evitar a contaminação do solo, água e ar. Porém, ainda há diversas formas de diminuir ainda mais o impacto ambiental, transformando lixo em energia. A parceria entre a holding brasileira Ambiensys e a suíça Hoffstetter Gastechnik traz …

Read More »

Safra de cana 2023/2024 termina como a maior da história

As unidades produtoras da região Centro-Sul do Brasil concluíram a safra 2023/2024 com 654,43 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas, crescimento de 19,29% sobre as 548,62 milhões de toneladas registradas na temporada 2022/2023. Esse montante representa recorde histórico na oferta de matéria-prima na região Centro-Sul. Entre os Estados do Centro-Sul, o maior aumento na moagem foi observado em São Paulo, …

Read More »

Conferência debate redução das emissões de gás carbônico

Autoridades e líderes empresariais participam de discussão em Conferência realizado pelo Sifaeg O setor bioenergético se reuniu nesta sexta-feira, 12, na Conferência sobre Transição Energética e Desenvolvimento, realizada em Goiânia. Durante o evento, foi celebrada a assinatura do convênio da Campanha de Valorização do Etanol em Goiás, envolvendo as entidades participantes do Fórum Empresarial (FEE). Essas entidades comprometeram-se a utilizar …

Read More »

Governo e Players debatem Novo Plano Transição Energética em abril no Rio

O principal encontro de negócios sobre Transição Energética será realizado dia 25 de abril, no Hotel Othon Palace, no Rio de Janeiro, e será um marco de debates estratégicos e inovadores para o setor  Mais de 100 líderes em transição energética do Governo e da iniciativa privada se reunirão em um seleto fórum para explorar e discutir iniciativas e desafios …

Read More »

Brasil avança e chega ao sexto lugar em energia solar

Ao avaliar apenas a potência adicionada no último ano, entidade internacional coloca o país como o quarto maior mercado de energia fotovoltaica no mundo O Brasil subiu duas posições no ranking de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica no mundo em 2023, atingindo o sexto lugar, com 37,4 gigawatts (GW), informou a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) a partir …

Read More »

Os caminhos do diesel verde no Brasil

O diesel verde já é um dos biocombustíveis mais consumidos no mundo, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, onde há políticas de incentivo ao uso de combustíveis sustentáveis. No Brasil, o combustível ainda não tem uma regulamentação específica, mas a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) aprovou em 2021 uma resolução que estabelece as especificações do …

Read More »