Trator T6.140 Biometano da New Holland durante a 39ª Expointer, que ocorre entre os dias 27 de agosto e 04 de setembro de 2016 no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. FOTO MARCOS NAGELSTEIN/ZAP

39ª Expointer apresenta novidades para o campo e lança trator movido a biometano

Print Friendly, PDF & Email

 

A Expointer, considerada a maior feira a céu aberto da América Latina, é a primeira feira do agronegócio realizada após o lançamento do Plano Safra, e muito aguardada pelos produtores. Por isso, as empresas de maquinário agrícola, insumos e outras tecnologias aproveitam a oportunidade para apresentar ao mercado o que há de novo em seu portfólio.

Em coletiva de imprensa, New Holland anunciou chegada do T6.140 ao Brasil
Em coletiva de imprensa, New Holland anunciou chegada do T6.140 ao Brasil

O CANAL – Jornal da Bioenergia foi convidado pela New Holland para conhecer de perto o principal lançamento da marca para 2016: o T6.140 – Methane Power. Movido a biometano, o trator gera economia de até 40% quando comparado a maquinário movido a diesel. A linha T6, vale lembrar, atende a todos os tipos de cultura.

A economia não se dá apenas pelas especificações do motor, que foi desenvolvido pela FPT Industrial. Mais que isso, o modelo oferece ao produtor a possibilidade de produzir o combustível em sua propriedade, reduzindo a necessidade de utilização de recursos fósseis. O T6.140 reduz em até 80% a emissão de CO2 quando comparado ao trator correspondente com motor a diesel. O equipamento tem capacidade para armazenar 300 litros, o que dá uma autonomia de até seis horas.

Essa é a primeira vez que o trator movido a biometano está no Brasil. Em fase de testes na Europa e agora no Brasil, o protótipo tem potencial nominal de 136cv e apresenta a mesma performance do equipamento a diesel.

Ainda durante a Expointer, o diretor-geral brasileiro de Itapu, Jorge Samek, e o vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina, Alessandro Maritano, assinaram acordo de cooperação que prevê a cessão por comodato do Methane Power, que ficará durante um mês no Oeste do Paraná percorrendo propriedades agrícolas e cooperativas da região para testar e coletar dados técnicos sobre a viabilidade do biometano como combustível para maquinários agrícolas.

“Nas propriedades, o trator será colocado em operação da mesma maneira que os demais. Os produtores serão responsáveis por manuseá-lo e darão a nós o feedback.”, explica Nilson Righi, gerente de marketing de produto da New Holland. Ele ressalta que, hoje, há propriedades capazes de produzir biometano para consumo e excedente, que é queimado por falta de aplicação. Já Samek destaca que a possibilidade de produzir o combustível dentro da propriedade é um grande avanço, se tratando da agricultura do futuro.

O vice-presidente da New Holland para a América Latina, Alessandro Maritano, comentou que o motor a biometano, em si, não é mais uma novidade, mas sim sua aplicação para as necessidades agrícolas. “Se aprimorarmos a tecnologia, esse trator poderá apresentar autonomia de oito a 10 horas, que é o que um trator a diesel faz”.

 

Lançamento mundial

Além do motor a biometano, outras novidades foram apresentadas na feira. Simultaneamente ao lançamento na Farm Progress Show, feira agrícola realizada nos Estados Unidos, foi lançado também na Expointer um trator conceito autônomo desenvolvido pela CASE IH. Sem cabine, ele funciona após comandos realizados em tablete ou computador.Case IH Autonomous Concept Vehicle

O monitoramento remoto se dá por operações pré-programadas. O modelo leva em consideração as larguras dos complementos e estabelece o percurso mais eficiente dependendo do terreno, obstruções e máquinas em uso no
mesmo campo. Por meio de radar, com reflexão, geração e telemetria de luz, e câmeras de vídeo, o veículo percebe os obstáculos parados ou em movimento no seu caminho e para sozinho até que o operador especifique um novo percurso.

A novidade chega ainda conceitualmente, sem previsão de lançamento comercial, mas já apresenta a tecnologia vanguardista da Case IH. A partir de agora, a marca receberá o feedback dos possíveis clientes sobre o interesse e suas necessidades.

Ana Flávia Marinho – enviada especial do CANAL – Jornal da Bioenergia para a Expointer a convite da New Holland