Universidade Federal de Goiás recebe encontro para discutir manejo e contro de doenças de canaviais

Print Friendly, PDF & Email

O 26º Encontro do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar – GIFC será realizado na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA-UFG), em Goiânia, no dia 19 de maio

“Manejo de irrigação, fertirrigação e controle de doenças e canaviais irrigados e fertirrigados” é o tema do 26º Encontro do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar – GIFC, que será realizado na Escola de Agronomia da Universidade Federal do Goiás (EA-UFG), em Goiânia, no dia 19 de maio (quinta-feira).

 O evento reúne especialistas, pesquisadores e representes de empresas e usinas do setor sucroenergético que irão discutir as seguintes questões, fundamentais para o bom manejo da cana-de-açúcar irrigada e fertirrigada: “Quais são as complementações nutricionais necessárias para áreas fertirrigadas com vinhaça?” e “Cana-de-açúcar irrigada é mais suscetível a doenças? Quais as diferenças do controle em relação à cana de sequeiro?”.

 Entre os palestrantes convidados estão Glauber José de Castro Gava, pesquisador da APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, que falará sobre ”Otimização do uso da vinhaça como fator nutricional”; Ricardo Giacomini Chapola, pesquisador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar RIDESA UFSCar, que tratará do ”Manejo de Ferrugem e Podridão do Abacaxi em canaviais irrigados e fertirrigados”; e Osvaldo Arce de Brito, engenheiro agrônomo da Hidroeng, que discutirá o “Manejo operacional da vinhaça”.

 O encontro ainda contará com a palestra de Bruno Teixeira, gerente agrícola da Destilaria Vale Do Paracatu Agroenergia, sobre a experiência da empresa com irrigação de cana-de-açúcar, além de apresentação do GIFC sobre o PDAT – Plano de Desenvolvimento e Aplicação Tecnológica, promovido em parceria com centros de pesquisa e que oferece soluções e serviços tecnológicos para as usinas associadas ao GIFC.

 Sobre o GIFC

 Sediado em Ribeirão Preto (SP), o Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar – GIFC é o primeiro grupo do gênero organizado no Brasil. Criado em 2012, o grupo promove a troca de informações e experiências por meio da realização de reuniões, palestras, seminários e outras iniciativas.  Entre os associados estão representantes de mais de 20% das unidades em operação no País. Participam dos encontros realizados pelo GIFC produtores, fornecedores, profissionais liberais, consultores, representantes de instituições de pesquisa e prestadores de serviços ligados ao setor de cana-de-açúcar.

 A sustentação financeira do GIFC se dá por meio de patrocínio de empresas fabricantes de sistemas e acessórios de irrigação, bem como de serviços ligados à irrigação. São elas: NaanDanJain, IrrigaBrasil, Valley, Basf, Joplas Sudeste, Metos Brasil, Netafim, Petrofisa , Hidro-Ambiental, Stringal Hurner e Irrigabras.

 Serviço

 26º Encontro do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar

Data: 19/05/2016 (quinta-feira)

Início: 8 horas

Local: Auditório do Centro de Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar daUniversidade Federal de Goiás – Goiânia

End.: Rodrigovia Goiânia/Nova Veneza (GO 462), Km 0 – Campus Samambaia

Programação, inscrições e mais informações: www.gifc.agr.br

Assessoria de imprensa Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar

 

Veja Também

Abertura de Safra Mineira de Açúcar e Etanol: perspectivas promissoras para o setor bioenergético

Durante a Abertura de Safra Mineira de Açúcar e Etanol 2024/2025, realizada na sexta-feira, 26 …