Wind turbines farm on sunset in winter

Parque eólico de Aracati pode iniciar operações

Print Friendly, PDF & Email

A Central Geradora de Energia Goiabeira recebeu da Superintendência Estadual do Meio Ambiente(Semace) a licença de operação, documento que autoriza o início da produção energética. O Parque Eólico de Aracati é de responsabilidade da empresa Energia dos Ventos I S/A e está localizado no sítio Alto da Cheia, zona rural do município de Aracati. O empreendimento tem capacidade para gerar 23,1 megawatts (MW) por meio dos seus 11 aerogeradores.

Toda a energia produzida no local será escoada pelas linhas de transmissão para a subestação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) em Russas. Segundo o gestor ambiental da Semace responsável pelo licenciamento da obra, Wilker Sales, todas as condicionantes solicitadas durante o processo foram atendidas. Além disso, a empresa entregou à Superintendência os planos de monitoramento ambiental da área de implantação do parque. Sales informou que esse monitoramento deve continuar sendo realizado corriqueiramente.

A licença de operação do parque eólico tem validade até 22 de março de 2020. Contudo, anualmente a empresa deverá apresentar à Semace um Relatório de Acompanhamento e Monitoramento Ambiental (Rama). Qualquer alteração que seja necessária fazer no empreendimento será preciso comunicar para a autarquia. Todas as medidas preventivas para evitar qualquer tipo de poluição ao meio ambiente também devem ser adotadas.

Governo do Ceará

Veja Também

Sistemas de energia solar ajudam na valorização dos imóveis

Nos últimos anos, os painéis solares vêm ganhando espaço nos telhados das residências brasileiras. Entre …