Home » Biodiesel e Biogás » Biodiesel – o que é, como é feito, vantagens, desvantagens, produção no Brasil
Embrapa

Biodiesel – o que é, como é feito, vantagens, desvantagens, produção no Brasil

Print Friendly, PDF & Email

Saiba o que é, as vantagens e desvantagens desse biocombustível, seu processo de produção, seu uso no Brasil e seu potencial a ser explorado.

O que é Biodiesel?
O biodiesel é um biocombustível feito a partir de biomassa, (matéria orgânica de origem vegetal ou animal) como por exemplo, plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal). Pode-se dizer então que biodiesel é a energia que vem das plantas.

Pela sua natureza orgânica, este, é considerado um combustível totalmente limpo, orgânico e renovável.

Sua principal finalidade é de substituir o óleo diesel usado em automóveis pesados como caminhões e ônibus. Ele pode ser usado em motores a combustão interna com ignição por compressão ou para geração de outro tipo de energia que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil.
2 Produção de Biodiesel
Como dito anteriormente, o biodiesel é obtido através de fontes renováveis, desde que atenda as especificações da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), órgão regulador das atividades que integram as indústrias de petróleo e gás natural e de biocombustíveis no Brasil.

Para produzir biodiesel, usina-se o processo de transesterificação na usina de Biodiesel, consiste no seguinte procedimento: o óleo retirado das plantas é misturado com com etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras) e depois estimulado por um catalisador.

O catalisador é uma ferramenta usada para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool. Após,o óleo é separado da glicerina (usada na fabricação de sabonetes) e filtrado.
3 Biodiesel no Brasil
Devido sua luminosidade, temperatura média anual e muitos recursos hídricos que originam as mais variadas espécies vegetais, o Brasil é uma região muito privilegiada em questões de produção de biodiesel. Óleo de girassol, de amendoim, de mamona, de soja, de milho, de dendê ou palma são muito comuns de serem encontrados no Brasil.

Entretanto, a tecnologia de fabricação do biodiesel ainda está em desenvolvimento avançado no Brasil. Mas isso não deixa o país pra trás. Contando com seu privilégio geográfico, dados revelam seu destaque nesse âmbito.

De acordo com Boletim Mensal de Energia – Ministério das Minas e Energia, 2017, o Brasil produz, atualmente, cerca de 50 mil barris de biodiesel por dia. Sendo o segundo maior produtor mundial de biodiesel (cerca de 4 bilhões de litros por ano). A região Centro-oeste é a maior produtora do Brasil.

A Petrobrás possui esta tecnologia e o combustível orgânico já está sendo utilizado em alguns veículos em nosso país. Acredita-se que, para o futuro, este combustível possa, aos poucos, substituir nos veículos os combustíveis fósseis. Será um grande avanço para contribuição para o desenvolvimento sustentável do país.
4 Potencial do Biodiesel
Tendo em vista a disponibilidade hídrica e regularidade de chuvas, o Brasil torna-se o país com maior potencial para produção de energia renovável.

O Brasil explora menos de um terço de sua área agricultável, o que constitui a maior fronteira para expansão agrícola do mundo. O potencial é de cerca de 150 milhões de hectares, sendo 90 milhões referentes à novas fronteiras, e outros 60 referentes a terras de pastagens que podem ser convertidas em exploração agrícola a curto prazo.

O Programa Biodiesel visa a utilização apenas de terras inadequadas para o plantio de gêneros alimentícios.
5 Vantagens
Baixos índices de poluição, colaborando com a sustentabilidade no país.
Gera emprego e renda no campo, diminuindo o êxodo rural.
Utilização de uma fonte de energia renovável, dependendo da plantação de grãos oleaginosos no campo.
Substituição gradativa de uma fonte não renovável (petróleo).
Produzido em larga escala e com uso de tecnologias, o custo de produção pode ser mais baixo do que os derivados de petróleo.
6 Desvantagens
Risco de diminuição das reservas florestais do nosso planeta devido alto grau de desmatamento de florestas para dar espaço para a plantação de grãos.
Aumento no preço dos produtos derivados de matéria-prima (leite de soja, óleos, carne, rações para animais, ovos etc.) utilizadas na fabricação deste combustível, tendo em vista sua vasta utilização. Escola Educação