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Os caminhos do diesel verde no Brasil

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O diesel verde já é um dos biocombustíveis mais consumidos no mundo, especialmente na Europa e nos Estados Unidos, onde há políticas de incentivo ao uso de combustíveis sustentáveis. No Brasil, o combustível ainda não tem uma regulamentação específica, mas a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) aprovou em 2021 uma resolução que estabelece as especificações do produto. A primeira biorrefinaria dedicada à produção de diesel verde no país está sendo construída em Manaus, com previsão de início das operações em 2025. A unidade terá capacidade para produzir 500 milhões de litros de diesel verde por ano, a partir de óleo de palma e soja.

Além disso, a Petrobras também vem investindo na produção de um diesel renovável chamado “diesel R”, que é feito a partir do processamento do etanol e tem características semelhantes ao diesel verde. A refinaria fica em Paulínia, em São Paulo, e pretende ampliar a produção para outras unidades.

O diesel verde é produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais. Trata-se de um combustível renovável que reduz as emissões de gases de efeito estufa e pode ser usado em qualquer proporção nos motores a diesel. Ele é considerado um combustível avançado, pois pode ser fabricado por diferentes processos tecnológicos.

Diesel Verde no Mundo

O diesel verde já é produzido em vários países. Segundo dados da REN-21, uma rede global de energia renovável, a produção mundial de diesel verde em 2019 foi de 6,5 bilhões de litros, o que representa apenas 12% do biocombustível para ciclo diesel. Os principais produtores do biocombustível são Finlândia, Holanda, Cingapura, Estados Unidos e Indonésia. As principais matérias-primas do diesel verde são óleos vegetais ou gorduras animais, que podem ser obtidos de diversas fontes, como soja, girassol, palma, cana-de-açúcar, etanol, resíduos e outras biomassas.

Canal-Jornal da Bioenergia

 

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