Aprobio

Saneago faz coleta de óleo de cozinha para a produção de biodiesel

Print Friendly, PDF & Email

A Saneago tem em funcionamento um programa de coleta de óleo residual de fritura (de cozinha) para ser destinado à produção de biodiesel. É o programa socioambiental Olho no Óleo, em que o cliente recebe crédito de R$ 0,50 por litro de óleo usado. O valor do crédito é descontado da fatura de água e esgoto. Esta destinação do óleo gera benefício aos consumidores, à Companhia e, principalmente, ao meio ambiente. Criado em 2012, o programa Olho no Óleo está presente nas cidades de Goiânia, Anápolis, Morrinhos e Itumbiara com diversos pontos de coleta. Mais de 354 mil litros de óleo residual já foram coletados pela Saneago desde a sua criação.
De acordo com a Gerência de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Saneago, responsável pelo programa Olho no Óleo, todo o material coletado é destinado à produção de biodiesel que é um combustível renovável. Misturado ao diesel, o biodiesel reduz a emissão de gases de efeito estufa nos veículos. Além disso, ao evitar o lançamento de óleo residual na tubulação da rede de esgoto, há redução de custo estimado de manutenção da tubulação em cerca de 25%.
A Saneago recebe o óleo residual de fritura de grandes (indústria e comércio) e pequenos geradores (residências). Atualmente, há 820 grandes geradores de resíduo cadastrados na empresa. Para se cadastrar como grande gerador ou se informar sobre pontos de coletas para o pequeno gerador, basta ligar no 0800 645 0115. A ligação é gratuita.

Canal -Jornal da Bioenergia com dados do Mais Goiás

Veja Também

Estudo inédito mostra potencial do país em atuar como protagonista da transição energética nos transportes

– Coalizão formada pelos produtores de bioenergia, autopeças, montadoras, pós-venda, sindicatos de trabalhadores, entidades de …