Divulgação CIBiogás

Aprovado funcionamento de laboratório de biogás

Print Friendly, PDF & Email

O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) aprovou o funcionamento do laboratório do CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás) na norma ISO 17025, fazendo com que ele se torne o primeiro do Brasil a atender rigorosos critérios exigidos mundialmente. O CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás) é uma instituição científica, tecnológica e de inovação, formada por um conselho com 16 instituições que desenvolvem e/ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis. Sua estrutura conta com um laboratório de biogás, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, e com 11 unidades de produção de biogás no Brasil.

Os ensaios realizados pelo laboratório são importantes para que proprietários rurais e empresas saibam a quantidade e a qualidade dos seus dejetos de animais ou resíduos da agricultura para a produção de biogás e consequente geração de energia elétrica, térmica e veicular. “Esta acreditação dá ainda mais confiança aos resultados, já que todos os processos e procedimentos são padronizados seguindo uma excelência mundial”, assegura o gerente de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, Eduardo Trindade. Para isso, o CIBiogás preparou-se desde 2012, modificando a estrutura do local, capacitando os colaboradores e aperfeiçoando uma série de processos. Desde essa data, com o apoio da Itaipu, do Parque Tecnológico Itaipu, da Embrapa e da Universidade de Recursos Naturais e Ciências Aplicadas à Vida (BOKU), na Áustria, o laboratório segue rigorosos padrões de qualidade em análises da produção do biogás. (Canal com dados da assessoria CIBiogás)

 

Veja Também

Estudo inédito mostra potencial do país em atuar como protagonista da transição energética nos transportes

– Coalizão formada pelos produtores de bioenergia, autopeças, montadoras, pós-venda, sindicatos de trabalhadores, entidades de …