Incentivo ao aproveitamento das energias renováveis

A Câmara Legislativa do DF aprovou o Projeto de Lei 2112/2018 que institui diretrizes para a Política Distrital de incentivo à geração e aproveitamento da energia solar, eólica, de biomassa e a cogeração.

Esta ação se iniciou a partir da iniciativa do grupo de políticas públicas da Unidade, composto por Bruno Laviola, Rossana Guiducci, Lídia Nobre e Daniela Collares. O grupo procurou os assessores do presidente da Câmara Legislativa do DF, Deputado Joe Valle, e articulou junto a eles toda a proposta do Projeto de Lei.

Entre os objetos da proposição estão a promoção de estudos; o estímulo aos investimentos e a implantação de sistemas de energia renovável, ecologicamente corretos. Além disso, o projeto deverá contribuir para a melhoria das condições de vida de famílias de baixa renda além de estimular a adoção de medidas de eficiência energética no âmbito do Distrito Federal, entre outros.

No Brasil, a principal fonte geradora de energia elétrica é a hidráulica. Embora renovável, pesam sobre as grandes usinas hidrelétricas questionamentos em razão dos impactos ambientais, por alagar grandes áreas, afetar populações tradicionais e agricultores familiares e destruir áreas de vegetação nativa especialmente florestas. Além disso, os combustíveis fósseis geram emissões de gases de efeito estufa responsáveis pelas mudanças climáticas. Essa realidade força a busca de soluções por soluções sustentáveis. No mundo cresce a demanda por energia e todos os países buscam o desenvolvimento de tecnologia e meios de proporcionar melhor qualidade de vida às suas populações, ampliando produção e consumo de energia renovável.

De acordo com o autor do projeto, deputado Joe Valle, “estamos diante de um grande desafio de suprir a demanda energética mundial gerando desenvolvimento com a sustentabilidade ambiental. Neste contexto, as energias renováveis são fundamentais e estratégicas para aproveitar as oportunidades sem comprometer o futuro, respeitando as próximas gerações. Isso porque as energias renováveis desempenham um papel fundamental na mitigação da mudança do clima e na garantia do fornecimento de energia no longo prazo”. Embrapa.

Veja Também

Tecnologia verde aproveita palha de milho para gerar bioderivados de alto valor com economia

Em estudo publicado no Biofuel Research Journal, pesquisadores das universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e Tecnológica Federal do …