Plantio em curva de nível

Conservação do solo canavieiro é tema de reunião no médio Paranapanema

Print Friendly, PDF & Email

No último dia 30 de novembro, aconteceu na Usina São Luíz, associada à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) no município paulista de Ourinhos, a 34ª reunião plenária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema (CBH-MP). Por ocasião do Dia Mundial do Solo, comemorado em 5 de dezembro, autoridades políticas, especialistas e representantes do setor sucroenergético aproveitaram a oportunidade para discutir técnicas agrícolas de conservação do solo e também de manejo que facilitem o processo de mecanização da colheita da cana.

Presidida pela prefeita de Palmital, Ismênia Mendes Moraes, que também coordena o Comitê, o encontro teve as presenças do assessor parlamentar Sergio Murilo, porta-voz do secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), Toshio Misato.

A UNICA, membro titular do CBH-MP, e que tem o Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de São Paulo (SIFAESP) como suplente, também esteve no evento por intermédio das participações do seu consultor Ambiental e de Recursos Hídricos, André Elia Neto, e dos engenheiros Manoel B. Ribeiro de Andrade (Usina São Luis) e Maximiliam Borges Mariano (Raízen).

À convite da UNICA, dois professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Gerd Sparovek e Alexandre Franco, fizeram uma palestra intitulada “Novas Instruções de Conservação do Solo para o Estado de São Paulo”, trabalho coordenado pela pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Isabela C. De Maria.

Além de apresentações e debates, o evento, organizado pela Usina São Luís em parceria com a prefeitura de Canitar, contou em sua abertura com uma exibição da banda musical do Centro Cultural Irmãos Quagliato. O projeto de inclusão social, desenvolvido há nove anos por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), é mantido pela própria Usina Luiz, com incentivo da lei Rouanet e o apoio da Copersucar.

O Encontro também comemorou os 20 anos do Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema do Estado de São Paulo, cujo o objetivo principal é gerenciar os recursos hídricos na região, em padrões de quantidade e qualidade adequados aos seus múltiplos usos. O comitê, com sede na cidade de Marília (SP), abrange uma área de drenagem de 16.749 quilômetros quadrados composta por 27 municípios paulistas.

Unica

Veja Também

ORPLANA busca fortalecer protagonismo dos produtores de cana em evento em Brasília/DF

Repasse de CBios e melhora na precificação da cana são algumas demandas em andamento; Cana …