Local da obra.

Cartão Rural já é realidade em Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), lançou o Cartão Rural. O Cartão é a primeira ação oficial do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado (Inova) de Goiás. Com o item, os produtores poderão acessar o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) e fazer, de qualquer lugar com acesso à internet, serviços que antes eram feitos somente nas unidades locais da Agrodefesa.

A iniciativa beneficiará diretamente 126 mil proprietários rurais do Estado de Goiás. Para o presidente da Agrodefesa a inovação do serviço traz um avançado processo de modernização. “Antes do Cartão Rural, esses pecuaristas precisavam ir a um dos 236 escritórios da Agrodefesa para solicitar alguns documentos, o que demandava tempo. A partir de agora, eles terão total autonomia para emitir os mesmos serviços de antes, só que de casa ou qualquer outro lugar”, diz.

O governador Marconi Perillo destaca que, além do Cartão Rural, outras iniciativas de modernização tecnológica serão realizadas para melhorar a qualidade de vida das famílias rurais, como por exemplo, o incentivo à tecnologia na Emater. “Assumimos a meta de melhorar a forma de trabalho, dar mais qualidade e assessoramento ao produtor, integrar mais as forças vivas da comunidade disponibilizando uma rede de conhecimento de inovação a serviços dos produtores rurais e suas organizações. O desafio é melhorar a qualidade de vida das famílias rurais através da eficiência produtiva, renda e lucratividade, incorporando definitivamente todas as tecnologias de ponta a esse setor”, afirma.

Como adquirir

Para ter o cartão, que é gratuito, o produtor deverá primeiramente se cadastrar no site da Agrodefesa, atualizar dados de contato e indicar a Unidade Operacional Local (UOL) da Agência onde retirará o cartão. “Após o cadastro, ele procurará a UOL indicada e lá retirará o cartão e sua senha de acesso ao Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago)”, detalha o presidente da Agrodefesa.

Ele explica que quando os pecuaristas forem retirar seus cartões, deverão assinar um termo de responsabilidade. “É fundamental que eles assinem esse documento, pois a Agrodefesa disponibilizará informações sigilosas aos usuários do Cartão Rural”, destaca o presidente. Ele reitera que o cartão servirá apenas como uma identidade de usuário da Agrodefesa. “Para conseguir entrar no Sidago, o produtor precisará apenas da senha de acesso”, diz.

Segundo Arthur, os serviços disponíveis no sistema serão a emissão de Guias de Trânsito Animal Eletrônica (GTA); Consulta e impressão da segunda via da GTA emitida ou recebida e extrato de movimentação de rebanho; Ficha completa da propriedade contendo dados cadastrais, Saldo de rebanho por espécie e vacinações realizadas; Declaração de vacinação e a emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare)” enumera o presidente.

Ele enfatiza que o cartão facilitará a rotina de mais de 120 mil produtores rurais. “Será um grande avanço para nós. Futuramente levaremos essa inovação também para a área vegetal”, acrescenta. Canal com dados da Assessoria de Imprensa da Agrodefesa

Veja Também

Momento de expansão impulsiona inovação na indústria goiana

Na contramão do que ocorre no cenário nacional, que vive um processo de retração, Goiás …