Home » Biodiesel e Biogás » Calculadora de biogás
Foto ilustrativa-ABiogás

Calculadora de biogás

Print Friendly, PDF & Email

O Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), criou uma Calculadora de Biogás. A ferramenta é gratuita e permite saber o potencial de produção de biogás de uma propriedade pela quantidade de animais, seja de suínos, bovinos ou de aves. A conversão é estimada em eletricidade e em GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o tradicional “gás de cozinha”. Por exemplo, em uma simulação cujo plantel de suínos em terminação é de 800 cabeças, o volume de biogás pode ser transformado em eletricidade suficiente para abastecer cerca de 23 casas populares, ou ainda substituir 1.174 botijões de 13 quilos.

Pedro Colombari é administrador e proprietário da Granja São Pedro, no município de São Miguel do Iguaçu, no Oeste paranaense. A propriedade tem biodigestores instalados há 12 anos e desde então a fazenda produz eletricidade com o biogás. Em Geração Distribuída (GD), Pedro compensa a energia gerada com a concessionária local (COPEL) e relata que a decisão de investir no biogás trouxe economia à fazenda. “Economizamos entre 5 a 6 mil reais por mês com eletricidade”, revela. Rafael Gonzalez, diretor-presidente do CIBiogás, diz que a ideia é tornar acessível esse novo olhar sobre o biogás e sem investimentos nesta etapa inicial. “A Calculadora ajuda a democratizar esta energia, que é renovável. Ela traz ao produtor a visão sobre como o biogás pode impactar na qualidade de vida da família, fazendo com que ele perceba parte das vantagens econômicas de ter um biodigestor instalado na sua propriedade”, afirma o diretor. O simulador é on-line e simples de usar, basta inserir o número de animais na plataforma.

Felipe Marques, um dos idealizadores da ferramenta e diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, explica que a calculadora é o primeiro passo para o produtor rural. Marques garante que a ferramenta está em desenvolvimento e que ela irá abranger ainda mais substratos como fecularias (mandioca), cervejarias, vitiviniculturas (cultura de uvas), aterros, entre outros. Para conhecer a Calculadora de Biogás, basta acessar o site: www.cibiogas.org                   Canal com dados da CIBiogás