Brasil capta recursos japoneses para energia renovável

Contrato para captação de recursos envolveu três bancos japoneses, no valor de US$ 100 milhões

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmou contrato para captação de recursos junto a três bancos japoneses, no valor de US$ 100 milhões. A operação foi fechada em Tóquio nesta quinta-feira (3) e tem como titular o Japan Bank for International Cooperation (JBIC), ao qual estão associados o The Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ e o Mizuho Bank, Ltd.

A captação tem por objetivo apoiar projetos que favoreçam a preservação do meio ambiente global, promovendo a redução da emissão de gases do efeito estufa e a geração de energia a partir de fontes renováveis.

Trata-se do quarto contrato de captação entre o BNDES e o JBIC no âmbito da Linha GREEN. Os três primeiros foram assinados em 2011, 2014 e março de 2015. O BNDES opera, desde a década de 1950, em parceria com organismos multilaterais e agências governamentais para diversificar e ampliar suas fontes de recursos para financiamentos. O relacionamento entre o BNDES e o JBIC começou em 1962 e, desde então, 17 contratos já foram assinados, incluindo esta nova cooperação na Linha GREEN.

Com a celebração deste novo contrato de empréstimo, o BNDES dá continuidade à sua estratégia de ampliar o relacionamento com instituições financeiras internacionais, aumentando a escala dos investimentos que realiza em parceria com organismos multilaterais e agências governamentais.

Portal Brasil

Veja Também

bservatório do Clima propõe redução de 92% nas emissões até 2035

Um estudo da rede Observatório do Clima aponta que o Brasil precisa reduzir em 92% …