Abiogás

Biometano em pauta na ANP

Print Friendly, PDF & Email

A ANP realizou na quinta-feira (1/6) a Audiência Pública nº 08/2017, que discutiu a minuta de resolução que estabelece as regras de controle da qualidade e especificação do biometano oriundo de aterros sanitários e de estações de tratamento de esgoto, destinado ao uso veicular e às instalações residenciais e comerciais. A minuta também esteve disponível em consulta pública por 30 dias, entre 10/4 e 9/5.

Na abertura do evento, o diretor Aurélio Amaral destacou que, além de desenvolver uma nova atividade econômica e introduzir novos agentes ao mercado, a resolução será um marco importante do ponto de vista ambiental. “Essa nova regulação irá contribuir para melhorar o ambiente urbano, uma vez que as cidades produzem grandes quantidades de lixo e materiais que poderão ser usados para a geração de energia”.

Aurélio ressaltou também que a ANP irá propor ao Ministério das Cidades a ampliação da discussão. “A ideia é construir uma agenda para um programa de governo específico, que possa estimular o desenvolvimento desse tipo de atividade”.

O estudo do tema na ANP, para construção da minuta de resolução, levou em conta a análise de riscos, com especial preocupação quanto à saúde humana e o meio ambiente. Foi promovido um amplo debate com os atores envolvidos na proposta e um intercâmbio com profissionais e instituições de outros países.

Foi destacado ainda no evento que a nova resolução irá ao encontro do RenovaBio, programa do Governo Federal que possui entre seus eixos expandir a produção e o consumo de biocombustíveis.

Ao longo da consulta pública, foram recebidas 63 sugestões de dez instituições e pessoas físicas. Essas contribuições, junto com os comentários realizados na audiência, serão analisadas pela área técnica da ANP e, em seguida, a minuta passará pela Procuradoria Geral da ANP e pela Diretoria Colegiada antes da publicação da resolução.

ANP

Veja Também

ANP publica metas preliminares de redução de emissões de gases causadores de efeito estufa para 2024

AANP torna públicas as metas preliminares para 2024 de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa aplicáveis a …