Biomassa e novos produtos da cana serão destaque no 8º Congresso Nacional da Bioenergia

Print Friendly, PDF & Email

Umas das novidades da 8ª edição do Congresso Nacional da Bioenergia é a sala de Biomassa e Novos Produtos. Somando-se a outras 11 salas temáticas, o conteúdo desta sala visa agregar conhecimento às novas oportunidades adotadas pelo setor para acana-de-açúcar, produzindo desde etanol2G, bioeletricidade e até bioplástico, entre outros produtos. A programação da sala de Biomassa e Novos Produtos começa com a palestra sobre “Sorgo como matéria prima para novos produtos”. Em seguida, o gerente de produto cana e biomassa da AGCO, de Ribeirão Preto, Samir de Azevedo Fagundes, abordará o tema “Evolução do recolhimento de palha nos últimos 5 anos”, fazendo assim, uma abertura para a discussão de todo o conteúdo da sala nos dois dias do evento.

Moderado pelo vice-presidente da área de apoio Agrícola da Odebrecht Agroindustrial, Fabiano José Zillo, o diretor da Vignis, Sizuo Matsuoka, apresentará o tema “Cana energiacomo matéria prima para novos produtos”. No mesmo painel será apresentada a palestra “Novos produtos Case”.

O terceiro painel terá o tema “Manejo da biomassa da cana-de-açúcar para utilização embioenergia e etanol 2G”, apresentado pelo consultor, Luiz Carlos Dalben. A moderação fica sob responsabilidade do diretor superintendente da Glencane, unidade Rio Vermelho, Jean Gerard Lesur.

O superintendente da Odebrecht Agroindustrial de Costa Rica, Luiz Paulo Sant´Anna, moderará o quarto painel que terá dois temas: “Efeito das impurezas trazidas pela palha nos equipamentos industriais”, apresentado pelo diretor da MCE Engenharia, José Campanari Neto e a “Experiência da Raízen na produção de etanol 2G”, apresentada pelo diretor executivo de produção do Grupo, Antonio Alberto Stuchi.

No segundo dia do Congresso, o primeiro painel será moderado pelo gerente industrial da Usina Nardini, unidade Vista Alegre, Oscar Carrasque. O tema “Comparativo entre sistemas de recolhimento da palha: cana integral x palha enfardada” será apresentado pelo consultor da AgroPerforma Consultoria Agrícola, Marcelo Pierossi. Na sequência o tema “Equipamentos para recepção, desenfardamento, limpeza e trituração da palha para cogeração de energia e E2G”, será repassado aos participantes pelo diretor executivo da Fácil System, Laércio Ribeiro.

O sexto painel, moderado pelo diretor superintendente da Glencane, unidade Rio Vermelho, Jean Gerard Lesur, consistirá em “Produzindo etanol 2G com diferentes biomassas” e “Etanol 2G: Uma necessidade que se torna realidade”, apresentado pela pesquisadora da GranBio, Carolina Grassi.

Para encerrar, o último painel apresentará o tema “Bioeletricidade – Apostando no futuro”, através do presidente executivo da Cogen, Newton José Leme Duarte. O reuso da água, realidade muito presente nas usinas e destilarias atualmente, será abordado no tema “Reuso de água, biodigestão e geração de energia verde na indústria sucroenergética”, pelo gerente comercial da GWE do Brasil, Eduardo Munhoz. A moderação fica por conta do consultor Geraldo Homem.

O Congresso

O 8º Congresso Nacional da Bioenergia será realizado nos dias 11 e 12 de novembro, no campus do UniSalesiano, em Araçatuba/SP. Confira a programação completa desta sala temática clicando aqui. Para ter acesso ao conteúdo das demais salas temáticas, clique aqui.

O evento é realizado pela UDOP e pela STAB – Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil, com promoção da UniUDOP – Universidade Corporativa da UDOP. O Congresso tem ainda o apoio institucional da Alcopar, BioSul, Siamig, Sifaeg,Sindalcool/MT, Fórum Nacional Sucroenergético e Unisalesiano.

Inscrições

Para se inscrever e obter mais informações sobre o Congresso Nacional da Bioenergia,clique aqui. Dúvidas ou mais informações nos contatos (18) 2103-0528 ou pelo [email protected]. Usinas associadas à UDOP terão direito a 17 inscrições isentas cada.

Apoio

O evento tem o apoio cultural das empresas: Bayer CropScience, Beta Renewables,CanaVialis, Case IH, CTC, Deloitte, DuPont, Fácil System, FMC, GE, Global, Helamin,NexSteppe, Odebrecht, Raízen, São Francisco Saúde, Syngenta, Valtra e Vígnis.

Como mídia parceira atuam os órgãos de imprensa: CanaOnline, Canal – Jornal da Bioenergia, Revista Canavieiros, Revista Stab
e Revista Terra & Cia.

Serviço:

8º Congresso Nacional da Bioenergia
Data: 11 e 12 de novembro
Local: Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSalesiano
Rod. Senador Teotônio Vilela, 3.821, km 8,5 – Jardim Alvorada – Araçatuba/SP
Inscrições: no portal UDOP (www.udop.com.br) ou clicando aqui
Mais informações: (18) 2103-0528 ou [email protected]

 Agência UDOP de Notícias

Veja Também

Abertura da Safra de Cana-de-Açúcar em Minas Gerais em Uberaba

A Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) em conjunto com a SIAMIG Bioenergia têm …