Biomassa e novos produtos da cana serão destaque no 8º Congresso Nacional da Bioenergia

Umas das novidades da 8ª edição do Congresso Nacional da Bioenergia é a sala de Biomassa e Novos Produtos. Somando-se a outras 11 salas temáticas, o conteúdo desta sala visa agregar conhecimento às novas oportunidades adotadas pelo setor para acana-de-açúcar, produzindo desde etanol2G, bioeletricidade e até bioplástico, entre outros produtos. A programação da sala de Biomassa e Novos Produtos começa com a palestra sobre “Sorgo como matéria prima para novos produtos”. Em seguida, o gerente de produto cana e biomassa da AGCO, de Ribeirão Preto, Samir de Azevedo Fagundes, abordará o tema “Evolução do recolhimento de palha nos últimos 5 anos”, fazendo assim, uma abertura para a discussão de todo o conteúdo da sala nos dois dias do evento.

Moderado pelo vice-presidente da área de apoio Agrícola da Odebrecht Agroindustrial, Fabiano José Zillo, o diretor da Vignis, Sizuo Matsuoka, apresentará o tema “Cana energiacomo matéria prima para novos produtos”. No mesmo painel será apresentada a palestra “Novos produtos Case”.

O terceiro painel terá o tema “Manejo da biomassa da cana-de-açúcar para utilização embioenergia e etanol 2G”, apresentado pelo consultor, Luiz Carlos Dalben. A moderação fica sob responsabilidade do diretor superintendente da Glencane, unidade Rio Vermelho, Jean Gerard Lesur.

O superintendente da Odebrecht Agroindustrial de Costa Rica, Luiz Paulo Sant´Anna, moderará o quarto painel que terá dois temas: “Efeito das impurezas trazidas pela palha nos equipamentos industriais”, apresentado pelo diretor da MCE Engenharia, José Campanari Neto e a “Experiência da Raízen na produção de etanol 2G”, apresentada pelo diretor executivo de produção do Grupo, Antonio Alberto Stuchi.

No segundo dia do Congresso, o primeiro painel será moderado pelo gerente industrial da Usina Nardini, unidade Vista Alegre, Oscar Carrasque. O tema “Comparativo entre sistemas de recolhimento da palha: cana integral x palha enfardada” será apresentado pelo consultor da AgroPerforma Consultoria Agrícola, Marcelo Pierossi. Na sequência o tema “Equipamentos para recepção, desenfardamento, limpeza e trituração da palha para cogeração de energia e E2G”, será repassado aos participantes pelo diretor executivo da Fácil System, Laércio Ribeiro.

O sexto painel, moderado pelo diretor superintendente da Glencane, unidade Rio Vermelho, Jean Gerard Lesur, consistirá em “Produzindo etanol 2G com diferentes biomassas” e “Etanol 2G: Uma necessidade que se torna realidade”, apresentado pela pesquisadora da GranBio, Carolina Grassi.

Para encerrar, o último painel apresentará o tema “Bioeletricidade – Apostando no futuro”, através do presidente executivo da Cogen, Newton José Leme Duarte. O reuso da água, realidade muito presente nas usinas e destilarias atualmente, será abordado no tema “Reuso de água, biodigestão e geração de energia verde na indústria sucroenergética”, pelo gerente comercial da GWE do Brasil, Eduardo Munhoz. A moderação fica por conta do consultor Geraldo Homem.

O Congresso

O 8º Congresso Nacional da Bioenergia será realizado nos dias 11 e 12 de novembro, no campus do UniSalesiano, em Araçatuba/SP. Confira a programação completa desta sala temática clicando aqui. Para ter acesso ao conteúdo das demais salas temáticas, clique aqui.

O evento é realizado pela UDOP e pela STAB – Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil, com promoção da UniUDOP – Universidade Corporativa da UDOP. O Congresso tem ainda o apoio institucional da Alcopar, BioSul, Siamig, Sifaeg,Sindalcool/MT, Fórum Nacional Sucroenergético e Unisalesiano.

Inscrições

Para se inscrever e obter mais informações sobre o Congresso Nacional da Bioenergia,clique aqui. Dúvidas ou mais informações nos contatos (18) 2103-0528 ou pelo [email protected]. Usinas associadas à UDOP terão direito a 17 inscrições isentas cada.

Apoio

O evento tem o apoio cultural das empresas: Bayer CropScience, Beta Renewables,CanaVialis, Case IH, CTC, Deloitte, DuPont, Fácil System, FMC, GE, Global, Helamin,NexSteppe, Odebrecht, Raízen, São Francisco Saúde, Syngenta, Valtra e Vígnis.

Como mídia parceira atuam os órgãos de imprensa: CanaOnline, Canal – Jornal da Bioenergia, Revista Canavieiros, Revista Stab
e Revista Terra & Cia.

Serviço:

8º Congresso Nacional da Bioenergia
Data: 11 e 12 de novembro
Local: Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSalesiano
Rod. Senador Teotônio Vilela, 3.821, km 8,5 – Jardim Alvorada – Araçatuba/SP
Inscrições: no portal UDOP (www.udop.com.br) ou clicando aqui
Mais informações: (18) 2103-0528 ou [email protected]

 Agência UDOP de Notícias

Veja Também

Bagaço de cana vira embalagem que protege equipamentos eletrônicos sensíveis

Material sustentável desenvolvido no CNPEM reduz risco de dano em dispositivos por descargas eletrostáticas Dispositivos …