Bahia lidera ranking de capacidade instalada de fazendas solares

A Bahia lidera o ranking dos estados com maior capacidade instalada de usinas solares fotovoltaicas em operação comercial no país, com 776,86 MW. Os dados, referentes a abril, são do InfoMercado Dados Gerais, divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

Na lista dos cinco estados que mais concentram capacidade de geração de energia por meio da luz do sol, estão ainda Piauí, Minas Gerais, São Paulo e Ceará, conforme a tabela abaixo.

Vale destacar que os números consideram apenas as usinas de geração solar fotovoltaica centralizada, e não contabiliza a produção de energia com painéis solares em residências, comércios e indústrias.

Ao todo, as fotovoltaicas tiveram uma geração de energia em abril de 669 MW médios, o que corresponde a 40% de aumento em relação ao mesmo mês do ano passado. A fonte foi a que mais cresceu percentualmente no período, motivada pela entrada em operação de novos empreendimentos. Os números comprovam a tendência de expansão da energia solar, mesmo com a queda de 11,8% no total gerado no Sistema Interligado Nacional – SIN.

Já o consumo de energia naquele mês caiu 11,9% na comparação anual, de 65.186 MW médios para 57.442 MW médios. O mercado regulado apresentou queda de 11,3%, para 40.473 MW médios, enquanto o mercado livre viu a demanda recuar 13,2%, para 16.970 MW médios, comportamento explicado pela migração de consumidores e pelas medidas restritivas para combate à Covid-19. CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

Veja Também

Momento de expansão impulsiona inovação na indústria goiana

Na contramão do que ocorre no cenário nacional, que vive um processo de retração, Goiás …