UE antecipa revisão da meta de emissão zero para 2035 em carros e vans

Pressionada por montadoras, Comissão Europeia avalia alternativas aos veículos elétricos

A União Europeia decidiu antecipar para o final deste ano a revisão da meta de emissão zero de CO2 para carros e vans até 2035, que estava inicialmente prevista para 2026. A medida atende aos pedidos de montadoras, que argumentam que a transição completa para veículos elétricos enfrenta obstáculos significativos.

Atualmente, o objetivo é reduzir em 100% as emissões de CO2 de carros e vans novos até 2035, o que implicaria o fim da venda de veículos com motor a combustão interna.

No último dia 5 de setembro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se reuniu com executivos do setor automotivo para discutir os desafios da indústria. Segundo a equipe do vice-presidente executivo da Comissão, Stephane Séjourné, a revisão deve focar especialmente nas vans, cuja participação de veículos elétricos representa apenas 8,5% das vendas, metade do índice registrado nos carros de passeio.

Embora detalhes da nova proposta ainda não tenham sido divulgados, estão em análise alternativas como o uso de combustíveis neutros em CO2, incluindo biocombustíveis, além de híbridos plug-in e sistemas de extensão de autonomia.

As montadoras europeias enfrentam um cenário complexo, marcado por tarifas impostas pelos Estados Unidos, baixa demanda interna e forte competição com fabricantes chineses, líderes globais no mercado de veículos elétricos. (Canal com informações Datagro)

Veja Também

Agave desponta como nova fronteira para produção de etanol no semiárido brasileiro

O agave, planta típica de regiões áridas e conhecida mundialmente como matéria-prima da tequila mexicana, …