Home » Sucroenergético

Sucroenergético

Biofertilizantes são novidade nos canaviais

Permitir que o melhor desenvolvimento das plantas. Em resumo este é o resultado do uso de inoculantes na agricultura. A Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) é um processo pelo qual bactérias transformam o nitrogênio atmosférico em amônia, que é utilizada pelas plantas para se desenvolverem. Enfim, o nitrogênio do ar se torna em alimento, como açúcar, no caso da cana, …

Read More »

Etanol melhora a qualidade do ar

A fumaça de veículos e das indústrias contribuem para a poluição do ar das cidades. E essas impurezas podem causam diversas doenças respiratórias e cardíacas na população. Um estudo apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) identificou que o uso de etanol reduz a concentração destas impurezas no ar. A pesquisa foi desenvolvida na …

Read More »

Cana-de-açúcar: mil e uma utilidades

A cana-de-açúcar não é apenas para produzir garapa, etanol, bioplástico e bioeletricidade. O portfólio de produtos que tem a cana como matéria-prima é ampliado a cada dia. A novidade no mercado é a produção de pasta celulósica para papel. Para se mensurar, um hectare de terra cultivada produz, em média, 75 toneladas de cana e 16 toneladas de palha. Desta …

Read More »

O campo sem riscos

Investir em mão de obra, tecnologia, insumos e plantio e ter parte da lavoura atingida por incêndio: com certeza essa experiência não é bem vinda por nenhum produtor agrícola. Entretanto, infelizmente, isso pode ocorrer com qualquer cultura – só no ano de 2016, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás atendeu 6.859 chamados de incêndio florestal, sendo 32 em canaviais. …

Read More »

Leveduras mais resistentes geram vantagens para as usinas

A busca por aumento de produção nas usinas é continua. A safra 2016/2017 foi de 25.652 milhões de litros de etanol. Para a próxima, a expectativa é 24,7 milhões de litros. Além disso, o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar é capaz de reduzir em 73% as emissões de CO2 (principal gás causador do efeito estufa) na atmosfera, se usado …

Read More »

Jalles Machado e IAC lançam variedades de cana adaptadas às condições de Cerrado

A Jalles Machado e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) apresentaram, ontem, durante o 5º Dia de Campo, as variedades IACCTC058069, IACCTC078008 e IACCTC078044, com características regionais adaptadas a ambientes restritivos que incluem déficit hídrico acentuado e solos desfavoráveis para produção. O evento reuniu cerca de 600 pessoas entre autoridades, lideranças e profissionais do setor sucroenergético brasileiro. O Grupo Jalles …

Read More »

IAC lança três variedades de cana selecionadas em Goiás

O setor sucroenergético de Goiás e de outros locais da região Centro-Oeste do Brasil passa a contar com três novas variedades de cana-de-açúcar desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, com características regionais adaptadas a ambientes restritivos que incluem déficit hídrico acentuado e solos desfavoráveis para produção. As regiões Oeste e Norte paulistas também apresentam restrições semelhantes e poderão adotar …

Read More »

Estudo prevê investimentos no setor sucroenergético até 2030

Mesmo com decisão dos Estados Unidos de não participar do Acordo de Paris, o COP 21, que pretende reduzir a temperatura do planeta por meio de estímulos do uso de recursos renováveis de energia, muitos países já estão agindo para adotar medidas concretas de contenção do aquecimento global. O Brasil é um deles e se mantém firme na decisão que …

Read More »

Pesquisa busca alternativas para produção de mudas de cana

  Goiás é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar no país. Apenas na safra 2016/2017 foram produzidas 67.629.843 toneladas, dados do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás e Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaeg /Sifaçucar). Já a perspectiva da Conab, a colheita de cana do Centro-Sul do Brasil na …

Read More »

Estudo mostra que o uso de etanol nos veículos reduz a poluição por nanopartículas

Quando, por algum motivo, o preço do etanol sobe nas bombas de combustível, torna-se economicamente mais vantajoso para o motorista abastecer um carro flex com gasolina. Porém, a saúde de toda a população paga o preço: a substituição do combustível implica uma elevação de 30% na concentração atmosférica de material particulado ultrafino – aquele com diâmetro menor do que 50 nanômetros. O …

Read More »