Home » Sucroenergético

Sucroenergético

Produção de energia por biomassa cresce

A energia elétrica gerada a partir de biomassa entre os meses de janeiro e dezembro de 2018 é de 26.441 gigawatt-hora (GWh), que permite atender a demanda de uma cidade como Ribeirão Preto (SP) até o ano de 2032. A produção foi superior em 1% em relação a 2017, na qual foram gerados 21.565 GWh. A principal matéria-prima desta energia …

Read More »

Vendas de etanol superam 5 bilhões de litros no primeiro bimestre de 2019

As unidades produtoras do Centro-Sul comercializaram 2,45 bilhões de litros em fevereiro, sendo 2,37 bilhões de litros destinados ao consumo interno e apenas 85,42 milhões ao mercado internacional. Do total comercializado internamente, 653,31 milhões de litros foram de etanol anidro e 1,71 bilhão de litros de etanol hidratado, com expressivo crescimento de 46,62% em relação aos 1,17 bilhão de litros …

Read More »

Bioeletricidade é a terceira fonte mais importante no Brasil

A bioeletricidade fechou 2018 como a terceira fonte mais importante na Oferta Interna de Energia Elétrica (OIEE) no país, quase empatando com o gás natural. A informação é do Boletim Mensal de Energia – referente a dezembro/2018 – divulgado nesta terça-feira (7) pelo Ministério de Minas e Energia (MME). De acordo com a publicação, em 2018, a OIEE foi estimada …

Read More »

Novas soluções para aplicação de defensivos

Foi concluída recentemente uma longa e detalhada pesquisa sobre aplicação de defensivos agrícolas. Ela foi feita com a integração de sete centros de pesquisa da Embrapa, o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), dez universidades, duas empresas de consultoria e tecnologias de aplicação e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Foram produzidos modelos a serem adotados …

Read More »

Venda de etanol continua aquecida na primeira quinzena de fevereiro

O volume total de etanol comercializado pelas usinas e destilarias da região Centro-Sul somou 1,32 bilhão de litros na primeira quinzena de fevereiro, crescimento de 31,19% em relação ao mesmo período do ano anterior (1,06 bilhão de litros). Deste total, 47,59 milhões de litros firam destinados à exportação e 1,27 bilhão de litros ao mercado doméstico. O aumento das vendas …

Read More »

Cigarrinha-de-raiz é grave ameaça para canaviais

uso de biofertilizantes

Cigarrinha-de-raiz é uma praga que assola os canaviais reduzindo a produtividade em até 80%. Ela é encontrada, praticamente, em todas as regiões canavieiras do Brasil. Este inseto começou a se tornar relevante após o início da mecanização do manejo nos canaviais, com a ausência das queimadas. Com as máquinas, há o acúmulo de palha que contribuiu para manter a umidade …

Read More »

Clima aliado da produtividade das usinas

A influência do clima na produtividade de usinas de cana-de-açúcar e biodiesel está despertando nos empresários a necessidade de informação. Mas, transformar dados em ações ainda é uma realidade longe do ideal e aí não basta medir a quantidade da chuva, da radiação solar ou a temperatura do ar. É preciso saber quais decisões tomar a partir destes dados para …

Read More »

Pesquisa sobre desenvolvimento da cana-de-açúcar

A capacidade da cana-de-açúcar de acumular altos níveis de biomassa e de sacarose no colmo ao longo de seu desenvolvimento tornou a planta a mais usada para obter açúcar e a segunda maior matéria-prima para produção de etanol no mundo. Já se sabia que a acumulação de biomassa e de sacarose pela planta está relacionada ao uso de metabólitos, como …

Read More »

Setor sucroenergético: o que esperar deste ano?

Entrevista com André Rocha O engenheiro civil é Presidente-Executivo dos Sindicatos da Indústria de Fabricação de Etanol e Açúcar do Estado de Goiás (Sifaeg/Sifaçúcar) e do Fórum Nacional Sucroenergético. No final de 2018 foi eleito 1º Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). Já foi presidente da Companhia Energética de Goiás (Celg) e diretor comercial da A.M. …

Read More »

Fórum Sucroenergético participa de reunião com Ministro de Minas e Energia

O presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, André Rocha, juntamente com outros  representantes de entidades e associações dos setores de petróleo, gás e biocombustíveis, participou de reunião com o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, nesta quarta-feira, em Brasília. Foi a primeira agenda de trabalho do Fórum com o ministro. Um dos principais assuntos abordados foi a continuidade da implantação …

Read More »