Home » Sucroenergético

Sucroenergético

Variedades de cana-de-açúcar são lançadas e cana transgênica aguarda aprovação final

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou em junho o uso comercial da primeira cana-de-açúcar geneticamente modificada (Cana Bt), desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). “A Cana Bt passou por rigorosa avaliação da CTNBio, que a considerou segura sob os aspectos ambiental e de saúde humana e animal”, comenta Viler Janeiro, diretor de assuntos corporativos do CTC. A …

Read More »

Os novos caminhos do setor sucroenergético

Plínio Nastari é presidente da Datagro, consultoria especializada em açúcar e etanol. Atuou como membro dos Comitês Técnicos do Conselho Interministerial do Brasil sobre Açúcar e Álcool, Comissão Nacional de Energia e Comissão de Reexame da Matriz de Energia. Canal: O Brasil e o mundo passam por uma grave crise econômica. Como isso afeta o setor de bioenergia? Plínio Nastari: …

Read More »

Estudo mostra que o uso de etanol nos veículos reduz a poluição por nanopartículas

Quando, por algum motivo, o preço do etanol sobe nas bombas de combustível, torna-se economicamente mais vantajoso para o motorista abastecer um carro flex com gasolina. Porém, a saúde de toda a população paga o preço: a substituição do combustível implica uma elevação de 30% na concentração atmosférica de material particulado ultrafino – aquele com diâmetro menor do que 50 nanômetros. O …

Read More »

Uso de etanol em foguetes e satélites traz ganhos ambientais e econômicos

Não é novidade que o etanol é um combustível limpo e que o Brasil é o seu maior produtor. Entretanto, este biocombustível pode ser também utilizado em satélites e foguetes, garantindo a sustentabilidade e ocupando uma função estratégica para o avanço do programa espacial brasileiro. Recentemente, o Laboratório Associado de Combustão e Propulsão (LCP), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais …

Read More »

Leveduras mais resistentes são utilizadas cada vez mais pelas usinas

A busca por aumento de produção nas usinas é continua. A safra 2016/2017 foi de 25.652 milhões de litros de etanol. Para a próxima, a expectativa é 24,7 milhões de litros. Além disso, o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar é capaz de reduzir em 73% as emissões de CO2 (principal gás causador do efeito estufa) na atmosfera, se usado …

Read More »

Usinas paraibanas começam moagem da safra 2017/2018 de cana-de-açúcar

Asplan prepara fiscais para acompanhar a moagem As usinas paraibanas já iniciaram a safra 2017/2018 em julho e a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) começa, na próxima segunda-feira (31), o treinamento dos agentes tecnológicos que vão acompanhar o processo de moagem de cana-de-açúcar nas usinas sucroalcooleiras existentes na Paraíba, durante toda a safra. No total, 16 fiscais, …

Read More »

Uso da biomassa da cana como fonte de energia renovável completa 10 anos no Brasil

Analisando o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional (BEN 2017 – ano base 2016), documento divulgado esta semana pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), verifica-se que, embora as fontes eólica e hídrica tenham apresentado crescimento mais expressivo no ano passado, a biomassa da cana (etanol e bioeletricidade) não apenas completou dez anos na liderança do segmento de energias alternativas, como …

Read More »

Preços do açúcar despencam no mercado internacional

Após iniciarem a semana praticamente sem variações, os preços do açúcar caíram na sessão de ontem (25) da bolsa de Nova York. Segundo analistas consultados pelo jornal Valor Econômico em nota publicada hoje (26), os preços foram pressionados para baixo devido à produção brasileira da commodity, divulgada nesta terça-feira no balanço de safra quinzenal. Segundo a Unica “foram processadas 246,58 …

Read More »

Fórum Sucroenergético discute cobrança do imposto de importação de etanol e reelege presidente

Presidentes e diretores executivos de entidades ligadas ao setor sucroenergético nacional se reuniram nesta segunda-feira, 24, para definir estratégias e estabelecer metas para o Fórum Nacional Sucroenergético. O principal assunto discutido durante a reunião foi o retorno da cobrança do imposto de importação do etanol, que será discutido em reunião da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), amanhã (25). A tarifa, …

Read More »

Representantes do setor sucroenergético se encontram em Goiás

Presidentes e diretores executivos de entidades ligadas ao setor sucroenergético nacional vão se reunir na próxima segunda-feira (24) para definir estratégias e estabelecer metas para o Fórum Nacional Sucroenergético, dirigido pelo presidente-executivo dos Sindicatos da Indústria de Fabricação de Açúcar e de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg/Sifaçúcar), André Rocha. Homenagens No dia seguinte, terça-feira (25), os presidentes e diretores …

Read More »