Home » agronegócio » Safra e condições climáticas no Centro-Sul

Safra e condições climáticas no Centro-Sul

Print Friendly, PDF & Email

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as condições climáticas no Centro-Sul do país devem favorecer o desenvolvimento das culturas de segunda safra. No entanto, um menor volume de chuvas previsto para Centro-Oeste deve comprometer boa parte da produção.

Segundo o Meteorologista do Inmet, Luiz Renato Lazinski, o clima dificultou o andamento dos trabalhos no início da safra 2018/19, mas no geral as condições climáticas favorecerem as lavouras no Brasil. “Nas últimas seis safras no nosso país, principalmente centro-sul, tivemos uma boa produção por conta do clima e esse ano não foi diferente”, afirma.

As expectativas é que este inverno tenha mais umidade no solo e temperaturas mais baixas que pode contribuir para a proliferação de doenças e pragas. “O agricultor deve tomar cuidado na questão de doenças, mas ainda sim o clima é favorável para o cereal como para aas culturas de inverno”, pontua.

Com relação ao El Niño, o meteorologista destaca que os efeitos ainda estão muito fracos e as precipitações podem favorecer o milho safrinha. “Eu não vejo grandes problemas com o clima para o desenvolvimento do cereal. Além disso, as chances de geadas no milho safrinha são muito pequenas e devemos ter uma onda de frio no final de março, mas nada que prejudique a agricultura”, destaca. Notícias Agrícolas