Crédito: Anwar Attar/iStock
Ground water is pumped using solar energy for irrigation purpose. Solar water pump concept.

Por que aderir ao bombeamento solar na agricultura?

Print Friendly, PDF & Email

Bombeamento solar é uma forma sustentável de inovar na agricultura

Para quem busca inovação sustentável e tecnológica no campo da agricultura, o bombeamento solar desponta como uma das maiores tendências. Neste método, painéis solares fotovoltaicos – isto é, dispositivos que convertem a luz solar diretamente em eletricidade – alimentam as bombas.

Essas bombas, por sua vez, são responsáveis por bombear a água proveniente de fontes naturais, como poços. A energia solar, ao alimentar essas bombas de água, funciona de maneira extremamente sustentável e ecológica, uma vez que evita a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa.

Além disso, oferece uma série de vantagens para o agricultor. Utilizando a luz do sol, o bombeamento de água pode ocorrer em qualquer local, uma vez que não requer o uso de energia elétrica. Bastante versátil, pode ser instalado em áreas remotas ou fora da rede elétrica, onde o acesso à eletricidade é limitado ou inexistente.

O sistema baseado no bombeamento solar também é intuitivo em longo prazo. Isso porque os custos operacionais são mais baixos do que os métodos tradicionais. É um investimento inicial que, à primeira vista, pode parecer mais elevado, mas a manutenção e operação correspondem.

A produtividade com o uso do bombeamento solar aumenta. Mas qual a justificativa por trás disso? A resposta não tem muito segredo. Como utiliza o sol, o fornecimento de água é feito de forma regular e com uma produtividade que está sempre em alta.

Com isso, a colheita é mais próspera e, consequentemente, mais lucrativa. A qualidade dos produtos também é influenciada positivamente. Ou seja, uma bomba solar deve ser encarada como um investimento que servirá em longo prazo.

Diversas culturas de plantações, que requerem diferentes níveis de água, podem ser cultivadas utilizando este método – o que é ótimo para diversificar a produção e aumentar os lucros. O bombeamento solar oferece maior autonomia e segurança energética aos agricultores, reduzindo sua dependência de fontes externas de energia.

O processo da bomba solar é relativamente simples: os painéis solares captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica, que é então utilizada para alimentar uma bomba submersa ou de superfície. Esta bomba é responsável por extrair a água de uma fonte, como um poço ou reservatório, e transferi-la para onde é necessário, como um sistema de irrigação agrícola. Ou seja, é algo tranquilo, versátil e extremamente vantajoso.

Adotar o bombeamento solar é uma forma de trazer uma solução inovadora, ecológica e extremamente tecnológica para todas as necessidades de um agricultor. (Assessoria)

Veja Também

Tensão no Oriente Médio Pode Afetar Agronegócio Brasileiro

A guerra entre Israel e Hamas, no Oriente Médio, já vem provocando preocupações e dificuldades …