Home » Energia Solar e Eólica » Cinesolar leva em uma van a magia do cinema a Edealina (GO)
Crédito: Israel Barreto

Cinesolar leva em uma van a magia do cinema a Edealina (GO)

Print Friendly, PDF & Email

O Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante, que exibe filmes a partir da energia solar, estará na terça-feira, dia 5 de setembro, em Edealina, interior de Goiás. Serão, serão exibidos às 18h30 curtas com a temática da sustentabilidade e às 19h30 o filme “Minhocas”. Às 19h15 acontece a apresentações artística de um grupo da região. A entrada é franca e aberta a todos.
O projeto é realizado pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e tem, pelo terceiro ano, o patrocínio da Votorantim Cimentos.
O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam aos locais de exibição tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.
No período da tarde, das 14h às 17h, acontece a Oficinema Solar (Oficina de Cinema), evento fechado, voltado a 30 alunos de escolas da região. Além de participarem de uma introdução ao audiovisual e de desenvolver um roteiro de cinema, durante a oficina esses jovens produzem um curta-metragem, que é exibido à noite, junto com os outros filmes da programação.
Durante as sessões de cinema acontece também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

Em Edealina a programação acontece na Praça da Matriz, no Centro (em caso de chuva, será transferida para a Quadra da Escola Pedro José Leandro, à rua 16, n° 95, no Centro). Serão exibidos a partir das 18h30 curtas com a temática da sustentabilidade. Às 19h15 acontece uma apresentação artística de um grupo da região. Às 19h30 será exibido o longa “Minhocas”, filme de animação brasileiro-canadense, dirigido por Paolo Conti e Arthur Nunes, com nomes como Daniel Boaventura, Rita Lee e Anderson Silva dando voz aos personagens.
O evento em Edealina é o quatro da temporada 2017 do Cinesolar patrocinada pela Votorantim Cimentos. Antes de Edealina, Cinesolar esteve em Primavera, no Pará, e em Caruaru e Trindade, em Pernambuco. Depois, o projeto segue para Itaú de Minas, em Minas Gerais; Cantagalo, no Rio de Janeiro; Rio Branco do Sul, no Paraná; e Esteio, no Rio Grande do Sul. É a segunda vez que o projeto visita Edealina. A primeira foi em 2016.

Cinesolar
Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou 451 sessões e 135 oficinas em

Sessão em Xambioá (TO). Crédito para Paulo Perez.

247 cidades de “todo” o País, ultrapassando 70 mil espectadores. A economia de energia elétrica chega a 171 KW, equivalente a mais de três mil horas de uma geladeira ligada. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona.
O Cinesolar é a primeira iniciativa de cinema itinerante que funciona através de energia renovável, aliando a difusão cultural e meio ambiente. O projeto conta com os seguintes apoiadores: Surya Brasil, Academia Ecofit, GIZ, Instituto Ideal, Fundação Holandesa Doen, Solar World Cinema, Festival Curta Brasília e da Ecooar (por isso, todas as sessões do Cinesolar têm a compensação de carbono em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo). Tem ainda o apoio tecnológico da Sices Solar e o apoio Institucional da Mercedes Benz. Nos eventos, a Brazucah tem a parceria da Associação Cultural Simbora e da Semearte Productil. Em Edealina, tem o apoio da Prefeitura, da Secretaria de Educação e Cultura.

(Assessoria de imprensa Cinesolar)