You.on Desenvolve Tecnologia De Baterias Para Elevar Segurança E Suprimento Energético Na Produção Agrícola - 1

You.On desenvolve tecnologia de baterias para elevar segurança e suprimento energético na produção agrícola

Print Friendly, Pdf &Amp; Email

Em parceria com a Atria Eenergy, empresa aposta na combinação do armazenamento com geração de energia solar para irrigação

A You.On Energia, especializada em sistemas de armazenamento de energia (BESS), acaba de lançar no País uma nova solução de armazenamento de energia em baterias para o mercado do agronegócio brasileiro, no intuito de reforçar a segurança e o suprimento de eletricidade aos produtores rurais, bem como de garantir maior produtividade e competitividade à toda cadeia ao criar a possibilidade de irrigar áreas remotas com uma solução sustentável.

Uma das apostas da empresa é a recente parceria estabelecida com a Atria Eenergy, especializada em projetos fotovoltaicos, para a combinação do sistema de baterias com a geração de energia solar, focando na eletrificação dos pivôs de irrigação e demais processos agrícolas.

Atualmente, o setor do agronegócio é um dos que mais investem em soluções energéticas. Segundo dados da ABSOLAR, dos atuais 9 gigawatts (GW) de potência instalada na geração própria de energia solar, quase 14% operam dentro das propriedades rurais, que somam investimentos acumulados da ordem de R$ 6,7 bilhões.

O excedente de energia gerado pela usina fotovoltaica é armazenado no sistema de baterias ficando disponível para as diversas atividades agrícolas quando da intermitência/contingência natural da fonte solar (chuva, nuvens, etc) ou para atividades noturnas, atendendo a uma série de atividades e demandas da produção rural, além do próprio bombeamento e irrigação de água, tais como refrigeração de carnes, leite e outros produtos, regulação de temperatura para a produção de aves e frangos, iluminação, cercas elétricas, sistemas de telecomunicação, monitoramento da propriedade rural, entre muitas outras aplicações.

“Vale lembrar que um dos fatores de sucesso do agronegócio brasileiro é a alta competitividade dos produtos nacionais frente aos demais players mundiais. Como um dos principais insumos da atividade produtiva rural é a energia elétrica, o uso de baterias combinadas com energia solar nas fazendas é atualmente uma das grandes soluções para elevar ainda mais a qualidade e a sustentabilidade do manejo agrícola e pecuário no Brasil”, comenta Giorgio Seigne, CEO da You.On Energia.

“A Atria vem pensando neste mercado desde 2020, e sabíamos da nossa capacidade de ofertar um produto capaz de gerar valor ao agronegócio. Encontramos os melhores parceiros estratégicos e assim nasceu a divisão Atria Agro”, afirma Luis Banzato, o CEO da Atria EEnergy.

“Com essa solução, as empresas assumem papel de destaque como parceira do agronegócio brasileiro, estimulando o desenvolvimento do setor em uma escala sem precedentes, livre da necessidade de cobertura das redes de distribuição de energia elétrica das concessionárias”, conclui. (Assessoria de imprensa)

 

Veja Também

O que há de novo na Fenasucro & Agrocana 2022?

Edição deste ano, que foca o tema da sustentabilidade, reúne inovações que pretendem, em breve, …