Substituto de antibióticos produzido pela BioE Integrated Solutions faz usinas sucroalcooleiras reduzirem custos e danos ao meio ambiente

Print Friendly, PDF & Email

A BioE Integrated Solutions, uma das Unidades de Negócio do Grupo Sabará, oferece ao mercado sucroalcooleiro o Dióxido de Cloro, o Diox®, um produto capaz de substituir os antibióticos convencionais e garantir às usinas a redução de custos e danos ao meio ambiente durante o processo de fermentação.

Esses benefícios ocorrem porque a solução diminui em até 30% o uso de ácido sulfúrico, o que gera uma economia mensal de R$ 18 mil apenas com o procedimento de fermentação. “Além disso, diminui em até sete vezes o custo com insumos por metro cúbico de álcool produzido, em uma comparação com os métodos convencionais. Isso é possível porque o Diox® é produzido in loco e pode ser aplicado em dosagens menores”, conta Rafael Alves, gerente comercial da BioE Integrated Solutions.

Em função da ação específica do Diox® sobre as bactérias presentes no meio, a partir do quinto ciclo de fermentação, há um aumento no rendimento do processo em 5%, de acordo com avaliação realizada pela consultoria independente Fermentec, especializada em soluções tecnológicas para usinas de açúcar, álcool e destilados.

“Outra grande vantagem proporcionada às usinas sucroalcooleiras é a produção de um etanol mais sustentável e com menor consumo de insumos químicos, fator essencial para evitar a agressão ao meio ambiente. O Diox® não é residual e evita a bioacumulação em rios e lençóis freáticos pela manutenção de equipamentos”, acrescenta.

Veja Também

Trilhando os passos das mães

Usina Rubi S.A- unidade Uruaçu contrata mães e filhos O exemplo dos pais pode ser …