Foto: Lucinete de Sousa-Embrapa

Embrapa e CNA atuam em projeto de preservação do Cerrado

Print Friendly, PDF & Email

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Embrapa desenvolveram o Projeto Biomas, componente Cerrado. O projeto promove a inserção de árvores nas propriedades rurais, gerando proteção ambiental com aumento de renda dos produtores. A área experimental do Biomas Cerrado está situada em uma propriedade rural próxima a Brasília (DF), aonde são avaliadas 97 espécies nativas de vegetais, cerca de 20 mil árvores e 521 mil sementes plantadas.

Inicialmente, foram destinados 35 hectares para o plantio das árvores. Porém, com o interesse que tem despertado, o espaço foi ampliado para mais de 70 hectares. Em quase quatro anos de atividades, o projeto envolve 40 pesquisadores de diversas instituições. Além disso, alunos destas instituições têm colaborado com a implantação de 23 subprojetos em áreas de preservação permanente, reserva legal e em sistemas de produção.

O pesquisador da Embrapa Cerrados, José Felipe Ribeiro afirma que o projeto tem sido muito importante, pois está testando e disponibilizando diferentes estratégias para o produtor rural, inclusive para aqueles com passivo ambiental.

Canal-Jornal da Bioenergia com dados da CNA

Veja Também

Os prejuízos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul são de bilhões

As enchentes no Rio Grande do Sul estão causando prejuízos enormes para o setor agropecuário. …