Embrapa E Cna Atuam Em Projeto De Preservação Do Cerrado - 1
Foto: Lucinete de Sousa-Embrapa

Embrapa e CNA atuam em projeto de preservação do Cerrado

Print Friendly, Pdf &Amp; Email

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Embrapa desenvolveram o Projeto Biomas, componente Cerrado. O projeto promove a inserção de árvores nas propriedades rurais, gerando proteção ambiental com aumento de renda dos produtores. A área experimental do Biomas Cerrado está situada em uma propriedade rural próxima a Brasília (DF), aonde são avaliadas 97 espécies nativas de vegetais, cerca de 20 mil árvores e 521 mil sementes plantadas.

Inicialmente, foram destinados 35 hectares para o plantio das árvores. Porém, com o interesse que tem despertado, o espaço foi ampliado para mais de 70 hectares. Em quase quatro anos de atividades, o projeto envolve 40 pesquisadores de diversas instituições. Além disso, alunos destas instituições têm colaborado com a implantação de 23 subprojetos em áreas de preservação permanente, reserva legal e em sistemas de produção.

O pesquisador da Embrapa Cerrados, José Felipe Ribeiro afirma que o projeto tem sido muito importante, pois está testando e disponibilizando diferentes estratégias para o produtor rural, inclusive para aqueles com passivo ambiental.

Canal-Jornal da Bioenergia com dados da CNA