Soluções de energia renovável devem ganhar espaço em meios de hospedagem

Print Friendly, PDF & Email

Segundo a atualização mais recente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a geração de energia solar ultrapassou 35,7 gigawatts (GW) de capacidade instalada operacional o que representa 16,1% do potencial nacional; enquanto a eólica, 12,5%; gás natural, 7,9%; biomassa somada a biogás, 7,6%. Já a hídrica, aproximadamente, 49,5%. Os dados atualizados em dezembro mostram crescimento da utilização de fontes renováveis de energia no país.

É fato que as mudanças climáticas e os compromissos com as políticas de ESG (environmental, social and governance) têm impulsionado a utilização em diferentes setores da economia nacional, entre eles, o de meios de hospedagem.

“Hoje, existe a possibilidade, por meio da geração distribuída e da abertura de mercado para clientes de média e alta tensão, de selecionar o fornecedor de energia, e, assim, fazer uma escolha mais sustentável, por fonte renovável. Antes, só era possível para clientes de grande porte”, explica Thiago Ceresa, gerente comercial de geração distribuída da Raízen Power, uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil em volume. A marca é dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen, referência global em biocombustíveis e bioenergia.

O gestor acrescenta, “temos visto um interesse amplo no mercado e mostrado a importância de fazer escolhas pensando na perenidade e sustentabilidade do negócio. A procura tem sido crescente em todos os setores da economia, o que também envolve meios de hospedagem, spas, clínicas e hospitais”.

Com base nisso, a empresa marcou presença em edição recente da Equipotel, encontro de marcas e profissionais de hospitalidade que é referência na América Latina, realizada em setembro deste ano, em São Paulo, para apresentar soluções e prospectar negócios. Durante o evento, mais de 20 mil profissionais, incluindo gestores e tomadores de decisão, puderam conferir uma série de soluções de menor impacto ambiental para emprego em resorts, complexos hoteleiros e outros segmentos de atendimento ao público.

“A ideia da participação foi apresentar serviços de eficiência energética, geração distribuída compartilhada, migração e gestão de clientes para o mercado livre de energia, infraestrutura de carregadores [para veículos elétricos] e tudo isso está relacionado às soluções que podem ser implementadas em hotéis, buscando reforçar a sustentabilidade, a economia e a comodidade para os frequentadores”, conta Ceresa.

Sobre a relação com esse mercado, o executivo destaca: “temos muita sinergia com o setor de hospitalidade, não só por possibilitar a escolha de uma energia renovável, como também pelas soluções de mobilidade elétrica. Então, por que não ter um carregador instalado no hotel, visto que há uma demanda crescente com os carros elétricos, por exemplo?”.

Dentre as soluções de energia renovável oferecidas pela companhia estão a migração de clientes para o mercado livre e serviços de geração distribuída e centralizada a partir de fontes como a solar, biomassa da cana-de-açúcar, biogás de aterros urbanos e pequenas centrais hidrelétricas. No caso de mobilidade, a empresa também atua com infraestrutura de recarga elétrica, etanol, etanol de segunda geração (E2G) e ainda estuda o hidrogênio e outros biocombustíveis. De acordo com Ceresa, atualmente são cerca de 40 mil clientes de diversos setores atendidos pela Raízen Power. A projeção da marca é de ter 6 milhões de clientes até a safra 2030-31.

Outras soluções sustentáveis

Além das soluções de energia, outros produtos voltados para menor impacto ambiental estão refletindo o empenho do mercado de hospedagem na busca por otimizar serviços com base em pilares de ESG e com o objetivo de trazer maior comodidade aos clientes.

Entre eles, opções de bikes e motos elétricas para resorts e complexos hoteleiros disponibilizarem aos turistas para a realização de passeios sem impactar o meio ambiente; aquecedores de água com funcionamento a base de energia de biomassa, que possibilitam até 90% de redução no consumo energético; amenities veganos, com embalagens sustentáveis e biodegradáveis, além de pentes e escovas feitos de bambu. Esses são apenas alguns exemplos que puderam ser conferidos pelos profissionais de hospitalidade durante a Equipotel 60 anos.

Daniel Pereira, gerente do evento, reforça: “vemos o mercado de hospitalidade caminhando cada vez mais na direção de tornar as rotinas operacionais mais limpas, com soluções de energias renováveis e produtos sustentáveis, reflexo também da preocupação de empresas e clientes com a responsabilidade socioambiental. É a realidade do setor”.

Para saber como foi a edição deste ano, acesse https://www.equipotel.com.br/. O evento é organizado pela RX. A próxima Equipotel acontece de 17 a 20 de setembro de 2024.

Sobre  Equipotel

A Equipotel, é referência de hospitalidade na América Latina por concentrar uma vasta oferta de produtos e serviços em um só lugar, com ampla programação de experiências e conteúdo qualificado para os visitantes da feira. Em 2023, a feira completa 60 anos, valorizando a pluralidade do nosso povo, que carrega em seu DNA a arte de receber e servir bem em todas as suas formas. Para mais informações, acesse aqui. https://www.equipotel.com.br/

RX

A RX oferece oportunidades de conexão e construção de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas, oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 42 diferentes setores da economia. É uma empresa dedicada em causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos.

A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos. RX – In the business of building businesess www.rxglobal.com/rx-brazil

RELX

A RELX é uma fornecedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações para clientes profissionais e empresariais. A RELX atende clientes em mais de 180 países e possui escritórios em cerca de 40 países. Emprega mais de 35.000 pessoas, mais de 40% das quais estão na América do Norte. As ações da RELX PLC, controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York usando os seguintes símbolos de ticker: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova Iorque: RELX.

*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors

Sobre a Raízen Power

Raízen Power é a marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen – referência global em biocombustíveis e bioenergia. Uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil em volume, a Raízen Power possui mais de 40 mil clientes conectados no seu amplo portfólio de soluções integradas e customizadas para diversos perfis de clientes, que vão desde pessoas físicas até grandes empresas.

A marca opera plantas de geração de energia centralizada e distribuída por meio de fontes renováveis como a solar, biomassa proveniente do bagaço da cana-de-açúcar, pequenas centrais hidrelétricas e biogás de aterros urbanos. Oferece serviços de Geração Distribuída (GD) em diversos estados do território nacional, migração e gestão para o Mercado Livre de Energia, comercialização de energia elétrica, certificados de energia renovável (I-RECs) e soluções de recarga para veículos elétricos por meio do programa Shell Recharge.

Além disso, firma parcerias e investimentos em startups e energytechs que atuam conjuntamente no seu ecossistema de negócios com o objetivo de avançar cada vez mais na oferta de soluções aos consumidores para democratizar o acesso à energia limpa para todos em toda a sua jornada, tanto em casa, no trabalho ou no seu deslocamento. Na safra 2022’23, a marca negociou 2,2 GW médios de energia, expandiu a sua atuação em GD para mais de 50 sites espalhados pelo Brasil e atingiu um resultado operacional de R$ 1 bilhão de EBITDA.

Divulgação

 

 

 

 

 

 

Veja Também

BP Bunge investe mais de R$ 100 milhões em projeto de transformação digital no campo

– A BP Bunge Bioenergia, uma das líderes no país nos mercados de etanol, açúcar …