Foto: Lucinete de Sousa-Embrapa

Senar Goiás abre inscrições para Projeto ABC Cerrado

Print Friendly, PDF & Email

Até junho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) estará com inscrições abertas para as capacitações da Fase II do Projeto ABC Cerrado. Em Goiás, cerca de 320 vagas estão disponíveis. Os cursos são gratuitos e o participante poderá escolher uma das quatro tecnologias sustentáveis de produção para ser capacitado: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), Sistema Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas e Florestas Plantadas, além de oferecer 80 vagas para Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Em 2016, mais de 400 produtores em Goiás foram capacitados pelo projeto e 308 propriedades estão recebendo Assistência Técnica.

As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento de uma ficha disponível no site https://goo.gl/RKQGSB ou nas sedes dos Sindicatos Rurais (SRs). Os treinamentos têm carga horária de 56 horas, divididos em quatro encontros. As vagas são limitadas e a previsão é que as capacitações, que serão ministradas por instrutores do Senar, comecem em abril.

Sobre o projeto

O produtor interessado em participar do ABC Cerrado precisa ter mais de 18 anos, ensino fundamental incompleto (escolaridade mínima) e uma propriedade entre 4 e 70 módulos fiscais dentro dos municípios que compõem o Bioma Cerrado. Segundo o coordenador técnico do Senar Goiás, Douglas Vila Verde, o produtor que tem abaixo de 4 módulos também pode participar, porém, precisa estar inserido em critérios específicos. “Nesse caso, a renda bruta anual da propriedade tem que ser igual ou superior a R$ 360 mil ou a mão de obra contratada ser superior a mão de obra familiar”, explica.

Vila Verde destaca ainda a importância da participação no projeto do dono ou do gerente da propriedade. “Precisamos que esse participante seja um tomador de decisões dentro da propriedade. As intervenções que serão realizadas durante o projeto irão promover a adoção de tecnologias na propriedade, então, decidir pela adoção é um papel do proprietário ou do gerente.”

Informações

Para saber mais sobre o Projeto ABC Cerrado, acesse o site:https://goo.gl/RKQGSB

Assessoria de Comunicação da Faeg

Veja Também

Seapa lança canal Agro Goiás no WhatsApp

Objetivo é manter produtores e outros envolvidos nas atividades relacionadas à Secretaria atualizados sobre informações …