Usinas Têm Várias Opções De Seguros - 1

Usinas têm várias opções de seguros

Print Friendly, Pdf &Amp; Email

O mercado nacional de seguros fornece uma série de produtos e serviços. Além dos seguros de vida e os de automóveis, o setor de produção, incluído o sucroenergético, também têm garantias e assistências especiais. O panorama desse setor exige que uma grande cadeia de fornecedores seja mobilizada para o corte, colheita e transporte da cana, áreas agrícola e industrial. Isto gera uma demanda por diferentes seguros e coberturas para garantir o bom funcionamento de todo o fluxo logístico e preservar o patrimônio dos produtores diante de possíveis ações judiciais ou prejuízos causados aos bens. São exemplos os de responsabilidade civil, patrimonial, D & O (directors e officers), de transporte e outros.

As variações

O seguro de responsabilidade Civil Geral visa garantir proteção e reembolso ao segurado, contra reclamações para reparação por danos involuntários – materiais, corporais e morais em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo de modo expresso pela seguradora, das quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente.

A modalidade D & O (directors & officers) é aplicada em todos os níveis e tipos de organização, desde empresas nacionais e multinacionais, de pequeno, médio ou grande porte, S.A.s ou limitadas e instituições sem fins lucrativos. Ela protege os responsáveis pela empresa de prejuízos financeiros decorrentes de reclamações em virtude de atos danosos pelos quais sejam responsabilizados. Em suma, protege o patrimônio de seus executivos por meio da contratação dessa modalidade de apólice. Os executivos estão protegidos no caso de virem a responder por processos judiciais, arbitrais ou administrativos, bem como acordos em processos judiciais ou extrajudiciais.

O seguro é contratado pela empresa em nome de seus executivos e garante custos e custas, encargos, honorários, depósitos recursais e indenizações devidas a terceiros, em razão do exercício de seus atos de gestão na organização.

Garantia dos bens

Outra modalidade que garante o sono dos usineiros e da produção é o seguro transporte, que pode ser nacional ou internacional, com o objetivo de garantir perdas e danos às mercadorias transportadas durante o percurso, seja rodoviário, aquaviário, aéreo ou ferroviário.  Essa modalidade garante o ressarcimento de qualquer prejuízo sofrido pelas mercadorias durante as viagens envolvendo todos os modais, em decorrência de acidentes de causas externas, tais como: colisão, tombamento, roubo, incêndio, avarias particulares, catástrofes naturais.

O seguro de riscos diversos e equipamentos complementa a segurança dos investimentos no setor. Esse seguro é destinado a cobrir perdas e / ou danos materiais provocados por acidentes de causa externa e de origem súbita e imprevista. Nesta modalidade de seguro também são enquadrados os equipamentos utilizados na agricultura e agropecuária, tais como colheitadeiras, tratores, transbordos, motoniveladoras, retroescavadeiras e pás carregadeiras, entre outros.

Já o Seguro Patrimonial garante a proteção a prédios, edificações, maquinismos, móveis, utensílios, mercadorias e matéria-prima. Em resumo, essa modalidade protege instalações que constituem o estabelecimento segurado.

Já se a usina está em obras, o setor de seguros disponibiliza o de Riscos de Engenharia. Essa modalidade garante a cobertura a danos ocasionados às obras, decorrentes de eventos de origem súbita e imprevista em reformas, ampliações e novas obras do segurado.

A lavoura tem um seguro especifico que é o seguro agrícola para cultura, que garante ao produtor rural proteção ao investimento realizado no plantio e na manutenção da lavoura.  O seguro cobre danos causados por eventos climáticos, como granizo, incêndio e queda de raios.

Especificamente para o setor de bioenergia, os seguros de riscos nomeados e riscos operacionais.

Valores

Os custos são bem variáveis e dependem de alguns determinantes. Entre eles,  o limite máximo de indenização (LMI), a qualidade da manutenção e operação, os sistemas protecionais e da experiência de sinistros anteriores, dentre outros fatores, além das coberturas desejadas.

 

Canal-Jornal da Bioenergia

Veja Também

Criada Em São Paulo Câmara Setorial Do Açúcar, Álcool E Bioenergia - 10

Criada em São Paulo Câmara Setorial do Açúcar, Álcool e Bioenergia

Por determinação do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, …