Segunda edição do Biomass Day expande agenda sobre geração de energia

Após o bem sucedido lançamento no ano passado, a segunda edição do Biomass Day – Congresso Internacional da Biomassa ganhou dois dias inteiros a mais para discussões sobre o potencial e demanda por incentivos para a biomassa como fonte de energia e geração de produtos com alto valor agregado. O evento ocorre no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center de 22 a 24 de maio e as inscrições podem ser feitas pelo site www.enersolarbrasil.com.br.

O Biomass Day é realizado dentro da 7ª EnerSolar + Brasil – Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar, organizada pela Cipa Fiera Milano. O tema do congresso é “Demanda por incentivos diante de um mega potencial e resultados comprovados” e cada dia terá um subtema: cenário regulatório e mercadológico para os agentes de biomassa; resultados na aplicação da agrobiotecnologia e química verde; rentabilização de resíduos.

De acordo com o diretor comercial da Cipa Fiera Milano, Rimantas Sipas, o objetivo principal é estimular junto ao mercado brasileiro a discussão de que biomassa é, antes de tudo, fonte para geração de bioenergia. “Vamos expor a fundo questões como os impactos da revisão de normas do setor elétrico e financiamento de projetos para empresários, pesquisadores, representantes do governo e demais entidades”, afirma.

A primeira mesa redonda do Biomass Day será aberta pelo sócio do Felsberg Advogados, Fabricio Soler, responsável pelo Departamento de Ambiente e Sustentabilidade e presidente da Comissão de Direito da Energia da OAB/SP. Ele destaca a relevância e contemporaneidade do evento por ressaltar a discussão sobre biomassa no atual cenário em que há tantos obstáculos para a hidroenergia e muitas dificuldades associadas ao licenciamento de grandes hidrelétricas no Brasil.

“Pretendo abordar as últimas regulações em âmbito nacional e nos estados para a biomassa, bagaço e palha da cana-de-açúcar, resíduos de madeira, resíduos sólidos urbanos, dentre outros, assim como instrumentos econômicos e financeiros que incentivem a expansão dessa fonte de energia”, explica. De acordo com Soler, é altamente necessário fomentar novos investimentos neste segmento, potencializando a participação de fontes renováveis na matriz energética.

A gerente executiva da ABiogás – Associação Brasileira de Biogás e Biometano, Camila Agner D’Aquino, participará da segunda mesa redonda e salienta a importância de dar visibilidade às questões relacionadas à biomassa e ao biogás para o público qualificado de diversos setores que visita a EnerSolar + Brasil. “Buscamos promover uma mudança de paradigma. No Brasil, nos últimos 50 anos, o biogás foi visto como um subproduto do tratamento de resíduos e efluentes. Queremos demonstrar que, com o uso da tecnologia eficiente e apropriada, é possível transformar o que agora é visto como um passivo ambiental em um ativo energético”.

Demais profissionais convidados que abordarão diversos temas dentro do Biomass Day incluem o diretor de Tecnologia e Regulação de Solar e Biomassa na Cogen – Associação da Indústria de Cogeração de Energia, Leonardo Caio Filho; presidente da Udop – União dos Produtores de Bioenergia, Celso Junqueira Franco; coordenador comercial da Regional BH da Alsol Energias Renováveis, Cristiano Piroli.

O CEO da Bazico Tecnologia e Consultoria Ltda., Lytton Medrado; diretor da America Biomass Technologies, Henrique Baudel; sócia da Fukuma Advogados, Patricia Fukuma; diretor do Brasil Biomassa e Energia Renovável, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa e Energia Renovável e diretor executivo do Instituto Brasileiro de Pellets, Celso Oliveira; e o gerente do Departamento de Agronegócios e Biocombustíveis FINE, Luis Felipe Maciel de Souza.

SERVIÇO

2º Biomass Day – Congresso Internacional da Biomassa

Programação Completa:

www.enersolarbrasil.com.br

22 de maio, das 13h30 às 18h45

23 de maio, das 9h às 18h30

24 de maio, das 9h às 18h15

Local:

São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo / SP

 

 

Divulgação

Veja Também

Tecnologia verde aproveita palha de milho para gerar bioderivados de alto valor com economia

Em estudo publicado no Biofuel Research Journal, pesquisadores das universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e Tecnológica Federal do …