Safra de cana atual e as condições do clima

As estimativas iniciais para a safra de cana-de-açúcar no Brasil em 2024-25 são positivas. De acordo com análises da Hedgepoint Global Markets, há uma projeção de um potencial de 640 milhões de toneladas (Mt). No entanto, é importante observar que essas estimativas podem ser afetadas pelo clima ao longo do ano. Espera-se uma pequena correção na produtividade, parcialmente compensada pelo potencial de cana bisada. Isso significa que o Brasil poderá produzir cerca de 640 Mt no próximo ano, quase tão bom quanto na safra anterior (2023-24).
Uma possível redução da safra brasileira em 2024-25 poderia dar sustentação aos preços do açúcar, principalmente para os contratos de julho e outubro de 2024.

Moagem e Concentração de Açúcares:

A expectativa é de um inverno e outono mais típicos da região, com menores volumes de chuvas e temperaturas mais baixas em relação a 2023, o que deve aumentar a concentração de açúcares na cana. Por outro lado, as projeções indicam que o clima seco poderá ter um impacto significativo no volume de cana por hectare, caindo em 6% devido à menor umidade do solo. Isso significa que a produtividade das plantações pode ser menor do que em anos anteriores.

Canal-Jornal da Bioenergia

 

Veja Também

Com 34 milhões de toneladas de cana processadas, moagem cresce 2,75%

Na primeira quinzena de outubro, as unidades produtoras da região Centro-Sul processaram 33,83 milhões de …