Região sul registra recorde de geração eólica média diária

Print Friendly, PDF & Email

Com expansão acelerada, a geração eólica bate sucessivos recordes nas regiões do Brasil. Nesta quarta-feira (07/09), o submercado Sul verificou recorde de geração eólica, atingindo 1.302 MWmédios em um único dia. A quantidade gerada pelos ventos superou o recorde anterior para a região, de 1.289 MWmédios, computados no dia 8 de junho de 2016.

A expressiva geração na região Sul contribuiu para se atingir nesse dia o recorde de 5.783 MWmédios de geração eólica total em um único dia no Sistema Interligado Nacional – SIN. Esse total produzido de geração eólica no SIN é suficiente para abastecer aproximadamente 27 milhões de unidades consumidoras residenciais durante um dia todo, considerando o consumo diário médio residencial brasileiro de 5,13 kWh.

Na última segunda-feira (05/09), também foi registrado recorde de geração eólica na região Nordeste, atingindo 4.784 MWmédios em um único dia. Essa geração expressiva tem contribuído muito para o atendimento energético à região, que tem sofrido com escassez de recursos hídricos devido à falta de chuvas nos últimos anos.

Capacidade instalada de geração eólica

No mês de julho de 2016, a capacidade total instalada de geração eólica no Brasil atingiu 9.265 MW, com crescimento de 44,1 % em relação a julho de 2015. Com esse montante a fonte eólica já representa 6,3 % da capacidade total de geração de energia do Brasil. Para os próximos anos, segundo o Plano de Decenal de Expansão de Energia – PDE 2024, a capacidade instalada de geração eólica no País deve alcançar 24 mil MW até 2024, quando representará cerca de 11,6% da capacidade instalada total no País. Assessoria de Comunicação Social Ministério de Minas e Energia