Radiografia do Agro destaca a contribuição do campo para a balança comercial goiana

Print Friendly, PDF & Email

As exportações do agronegócio goiano somaram US$ 11,7 bilhões em 2022. O valor superou em 62,8% o faturamento de 2021 e representou 82,9% de todas as vendas externas de Goiás no ano passado. Números como estes, que ajudam a compreender a importância do agro para a economia estadual, estão na quarta edição da Radiografia do Agro. A publicação é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e acaba de ser disponibilizada ao público no site do órgão (link abaixo).

O amplo panorama das vendas externas de Goiás é uma das novidades da quarta edição da Radiografia do Agro. A publicação traz o ranking dos produtos goianos que registraram maiores participações nas exportações brasileiras em 2022. Revela também os principais destinos dos produtos agropecuários goianos no exterior, e a posição de Goiás no ranking de estados exportadores. Uma série histórica aponta que o agronegócio goiano atingiu, no ano passado, o maior faturamento dos últimos dez anos e também a maior participação no total das vendas externas goianas.

Além de painéis inéditos com dados gerais sobre Valor Bruto de Produção Agropecuária VPB) e Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, a nova Radiografia do Agro oferece informações detalhadas sobre o desempenho de 46 segmentos da agricultura, pecuária e silvicultura goianas — da produção de abacate à de madeira em tora. Os números são apresentados por meio de gráficos, mapas e rankings, englobando informações como produção, exportações, cotações de preços e principais produtores municipais e estaduais.

“A Radiografia do Agro possibilita esse olhar abrangente e ao mesmo tempo detalhado do setor primário goiano. Reúne uma vasta gama de dados consolidados de várias fontes — Conab, IBGE e outros — e processa esses dados para entregar ao leitor um produto fácil de ler e compreender”, destaca o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende. “É um registro histórico deste momento do nosso agro e também uma ferramenta estratégica de gestão, uma vez que hoje em dia qualquer decisão na esfera pública ou privada se baseia em dados objetivos”, completa.

Saiba mais
A Radiografia do Agro é produzida pela Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário da Seapa, departamento ligado à Superintendência de Produção Rural. Entre as fontes utilizadas no trabalho estão pesquisas e levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa). A íntegra do periódico está disponível em PDF no link:

https://www.agricultura.go.gov.br/comunica%C3%A7%C3%A3o/not%C3%ADcias/4414-radiografia-do-agro-4-edicao.html Seapa

Veja Também

Setor industrial e o consumo de energia

O setor industrial é tradicionalmente um dos maiores consumidores de energia no Brasil, sendo responsável …