Profissionais do setor de energia solar buscam novas qualificações com cursos online durante pandemia

Print Friendly, PDF & Email

Levantamento da ElektSolar revela crescimento de 50% na procura por especializações na área fotovoltaica este ano

Os agentes que atuam no mercado de energia solar no Brasil têm aproveitado a quarentena para aumentar as qualificações profissionais a partir de novas especializações em cursos online oferecidos no Brasil. Segundo levantamento da Elektsolar, uma das pioneiras no mercado de treinamentos no setor fotovoltaico nacional, a procura por tais especializações cresceu cerca de 50% no País este ano.

De acordo com a ElektSolar, o maior volume de busca nas dezenas de cursos e treinamentos oferecidos na plataforma educacional da companhia refere-se às disciplinas mais avançadas e segmentadas, destinadas exclusivamente às empresas e aos profissionais que já atuam no mercado. Estima-se que há mais de 15 mil empresas no setor fotovoltaico e mais de 100 mil trabalhadores atuantes.

Entre as especializações mais procuradas no País, destacam-se Curso de Projeto Executivo de Usinas, Curso de Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos, Cursos de Software de Dimensionamento e Curso de Impacto Regulatório em Modelos de Negócios.

“Embora ainda haja um grande interesse de pessoas que querem entrar no mercado de energia solar, o fato de haver uma busca maior de especialização nas empresas reflete nitidamente o amadurecimento do setor fotovoltaico no Brasil”, comenta Gabriel Guimarães, diretor de educação da Elektsolar.

Segundo Guimarães, o mercado de energia solar no Brasil tem crescido cerca de 300% ao ano no País de 2015 para cá. “A grande procura por especializações ficou ainda mais evidente durante a pandemia e a queda da atividade econômica, já que o setor solar é visto por autoridades no mundo inteiro como uma área estratégica para a retomada do crescimento, incluindo o Brasil”, acrescenta.

A Elektsolar, sediada em Florianópolis, oferece cursos tanto em módulos introdutórios (instalação, projetos, vendas) quanto avançados desde 2013. Em 2019, a empresa registrou um boom na procura, impulsionado pela expansão da geração distribuída no Brasil. Os cursos introdutórios da empresa já formaram mais de 100 turmas no País.

A empresa é também responsável pela organização do evento “360 Solar: Conectando a Energia Fotovoltaica com o Futuro”, que vai debater as últimas soluções em energia solar para utilização na arquitetura, urbanismo e mobilidade. O encontro acontece em 23 e 24 de novembro de 2020, no Costão do Santinho, na capital catarinense, e terá a presença de autoridades nacionais e internacionais, importante empresas do setor e acadêmicos, que debaterão o futuro da fonte fotovoltaica na sociedade moderna.