Produção de biodiesel cresce 21% em 2015 até julho

Print Friendly, PDF & Email

A vocação brasileira em ter uma matriz energética com grande participação de fontes limpas e renováveis se confirma na forte expansão da participação do biodiesel entre os combustíveis utilizados no país. A produção de biodiesel atingiu em julho deste ano o volume de 68 mil bbl/dia, quantidade 10% maior do que a produzida no mesmo período de 2014 (62 mil m³). Os dados constam no Boletim Mensal de Energia, divulgado mensalmente Secretária de Planejamento Energético/Ministério de Minas e Energia. No acumulado do ano até julho, a produção do combustível atingiu 65 mil m³, que representa um crescimento de 21,3% em comparação ao mesmo período em 2014, quando foram produzidos no país 53 m³.

Adicionando o etanol, a demanda por biocombustíveis líquidos cresceu 14% no acumulado do ano, contra um recuo de 3,3% nos combustíveis líquidos fósseis. Assim, os biocombustíveis já chegam a uma proporção de 17% no total de combustíveis líquidos até julho.

Energias renováveis

A participação das energias limpas, como eólica, solar e biomassa na matriz energética continua em crescimento. Se estima que para 2015, 40,6% da matriz energética do país será composta por fontes renováveis, percentual superior ao verificado em 2014, de 39,4% . Se for considerada somente a matriz de oferta de energia elétrica, se estima para 2015 que 75,6% sejam de fontes renováveis, indicador um ponto percentual superior ao verificado em 2014. Ministério de Minas e Energia

Veja Também

ANP publica metas preliminares de redução de emissões de gases causadores de efeito estufa para 2024

AANP torna públicas as metas preliminares para 2024 de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa aplicáveis a …