Primeira usina de biometano 100% off grid do país entra em operação em São Paulo

Print Friendly, PDF & Email
Foi instalada em São Paulo a primeira usina de biometano 100% autosustentável do país. a unidade está instalada  em Jambeiro  e será capaz de fornecer mais de 10 milhões de m³ de biometano/ano atendendo diversos municípios da faixa leste do estado de São Paulo.

Estima-se que o mercado de biogás no Brasil deve atingir R$ 40 bilhões em 2030, aponta a consultoria McKinsey. Em crescimento no país e com diversas possibilidades de aplicação, o biocombustível além de contribuir para a neutralidade de carbono também possibilita a substituição de combustíveis provenientes de fontes não renováveis (petróleo, carvão mineral ou gás natural), por combustível limpo. Atento a esse cenário, o Grupo Multilixo, hub completo de soluções ambientais que promove e estimula a economia circular, iniciou a operação da primeira usina de biometano 100% “off grid” do País.

O processo acontece da seguinte maneira: os resíduos sólidos urbanos são destinados para aterros sanitários, que são construídos de acordo com uma série de protocolos ambientais. A partir da decomposição da matéria orgânica presente nos resíduos depositados no aterro sanitário ocorre a produção de biogás, o qual é constituído principalmente por gás metano. O biogás é captado e encaminhado para purificação na usina, onde é transformado em biometano. Essa atividade impede a emissão do gás metano para a atmosfera, extremamente prejudicial para o aquecimento global.

De acordo com a ABiogás (Associação Brasileira do Biogás), a produção de biometano pode chegar a 30 milhões de m3/dia até 2030, o que representa um aumento expressivo da capacidade atual. “O desenvolvimento sustentável não é apenas uma ideia, é uma necessidade. Aqui no Grupo Multilixo estamos sempre atentos ao mercado e como podemos seguir trabalhando por um futuro melhor através da valorização de resíduos. Esperamos crescer 20% a produção de biometano em 2024 com nossa usina UTGR, visando atender essa demanda de mercado”, explica Lucas Urias, Gerente de Novos Negócios do Grupo Multilixo. (Assessoria) 

Veja Também

Estudo inédito mostra potencial do país em atuar como protagonista da transição energética nos transportes

– Coalizão formada pelos produtores de bioenergia, autopeças, montadoras, pós-venda, sindicatos de trabalhadores, entidades de …