Primeira produtora de biometano de Minas Gerais é inaugurada no Triângulo Mineiro

Primeira produtora de biometano de Minas Gerais é inaugurada no Triângulo Mineiro

A SIAMIG Bioenergia celebra, ao lado de sua associada Bioenergética Aroeira e da empresa ZEG Biogás, a inauguração da primeira produtora de biometano de Minas Gerais, instalada no município de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. O empreendimento, resultado de um investimento de R$ 78,6 milhões, é considerado um marco histórico para o setor bioenergético mineiro e para o avanço da economia de baixo carbono no Brasil.
A cerimônia de inauguração reuniu representantes do Governo de Minas Gerais, das prefeituras de Tupaciguara e Uberlândia, além de lideranças do setor energético, executivos das empresas parceiras e veículos de imprensa regionais, que acompanharam de perto o início de uma nova fase para a bioenergia no estado.
A nova planta da ZEG Biogás, instalada dentro da unidade da Bioenergética Aroeira, transforma a vinhaça, um produto da cana-de-açúcar gerado durante a produção de etanol, em biometano, combustível renovável com grande potencial de descarbonização. A tecnologia é uma solução sustentável para o reaproveitamento de resíduos industriais, ao mesmo tempo em que impulsiona a geração de energia limpa e a inovação na cadeia produtiva da cana.

Para o presidente da SIAMIG Bioenergia, o projeto é um exemplo de como o setor bioenergético mineiro pode contribuir com o futuro da energia renovável no país: “O biometano reduz em até 90% as emissões de gases de efeito estufa em relação ao diesel e gás natural. Por isso, faz sentido ao Brasil e ao mundo trocar o diesel e o gás fóssil pelo biometano. Esperamos, no setor produtivo, ter escala para ofertar à sociedade.”

Campos destacou ainda que o novo empreendimento pode inspirar outras usinas de Minas Gerais e do Brasil a investirem na produção de biometano, ampliando a oferta de combustíveis renováveis e acelerando a transição energética nacional.

Inauguração da Biorrota BR-050
Durante o evento também foi lançada a Biorrota BR-050, iniciativa que conecta usinas produtoras e consumidores de energia limpa no Triângulo Mineiro, fortalecendo o setor bioenergético e promovendo novas oportunidades de negócios sustentáveis no interior do estado.

Em paralelo à solenidade um caminhão movido a biometano, que saiu de São Paulo e fez uma parada em Tupaciguara, onde foi abastecido, segue agora rumo a Belém (PA) para participar da COP 30. O ato viabiliza o compromisso do setor com a mobilidade sustentável e mostra que o biometano já é uma alternativa funcional para reduzir as emissões no transporte de cargas.

Com a operação da nova planta e o lançamento da Biorrota BR-050, o Triângulo Mineiro fortalece ainda mais sua imagem como polo de inovação, sustentabilidade e compromisso com a economia circular, e torna mais evidente, o protagonismo de Minas Gerais e o papel das associadas da SIAMIG Bioenergia com a transição energética.

Sobre a SIAMIG Bioenergia
A SIAMIG Bioenergia é a entidade representativa das usinas de açúcar, etanol e bioeletricidade de Minas Gerais, reunindo 34 unidades associadas que atuam na produção e no fortalecimento do setor bioenergético, promovendo o desenvolvimento sustentável e a transição para uma economia de baixo carbono. (SIAMIG Bioenergia)

Veja Também

Goiás aposta em biogás e biometano para consolidar protagonismo na transição energética

Goiás deu mais um passo para se firmar como referência nacional em energia renovável. A …