Primeira produtora de biometano de Minas Gerais é inaugurada no Triângulo Mineiro

Primeira produtora de biometano de Minas Gerais é inaugurada no Triângulo Mineiro

A SIAMIG Bioenergia celebra, ao lado de sua associada Bioenergética Aroeira e da empresa ZEG Biogás, a inauguração da primeira produtora de biometano de Minas Gerais, instalada no município de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. O empreendimento, resultado de um investimento de R$ 78,6 milhões, é considerado um marco histórico para o setor bioenergético mineiro e para o avanço da economia de baixo carbono no Brasil.
A cerimônia de inauguração reuniu representantes do Governo de Minas Gerais, das prefeituras de Tupaciguara e Uberlândia, além de lideranças do setor energético, executivos das empresas parceiras e veículos de imprensa regionais, que acompanharam de perto o início de uma nova fase para a bioenergia no estado.
A nova planta da ZEG Biogás, instalada dentro da unidade da Bioenergética Aroeira, transforma a vinhaça, um produto da cana-de-açúcar gerado durante a produção de etanol, em biometano, combustível renovável com grande potencial de descarbonização. A tecnologia é uma solução sustentável para o reaproveitamento de resíduos industriais, ao mesmo tempo em que impulsiona a geração de energia limpa e a inovação na cadeia produtiva da cana.

Para o presidente da SIAMIG Bioenergia, o projeto é um exemplo de como o setor bioenergético mineiro pode contribuir com o futuro da energia renovável no país: “O biometano reduz em até 90% as emissões de gases de efeito estufa em relação ao diesel e gás natural. Por isso, faz sentido ao Brasil e ao mundo trocar o diesel e o gás fóssil pelo biometano. Esperamos, no setor produtivo, ter escala para ofertar à sociedade.”

Campos destacou ainda que o novo empreendimento pode inspirar outras usinas de Minas Gerais e do Brasil a investirem na produção de biometano, ampliando a oferta de combustíveis renováveis e acelerando a transição energética nacional.

Inauguração da Biorrota BR-050
Durante o evento também foi lançada a Biorrota BR-050, iniciativa que conecta usinas produtoras e consumidores de energia limpa no Triângulo Mineiro, fortalecendo o setor bioenergético e promovendo novas oportunidades de negócios sustentáveis no interior do estado.

Em paralelo à solenidade um caminhão movido a biometano, que saiu de São Paulo e fez uma parada em Tupaciguara, onde foi abastecido, segue agora rumo a Belém (PA) para participar da COP 30. O ato viabiliza o compromisso do setor com a mobilidade sustentável e mostra que o biometano já é uma alternativa funcional para reduzir as emissões no transporte de cargas.

Com a operação da nova planta e o lançamento da Biorrota BR-050, o Triângulo Mineiro fortalece ainda mais sua imagem como polo de inovação, sustentabilidade e compromisso com a economia circular, e torna mais evidente, o protagonismo de Minas Gerais e o papel das associadas da SIAMIG Bioenergia com a transição energética.

Sobre a SIAMIG Bioenergia
A SIAMIG Bioenergia é a entidade representativa das usinas de açúcar, etanol e bioeletricidade de Minas Gerais, reunindo 34 unidades associadas que atuam na produção e no fortalecimento do setor bioenergético, promovendo o desenvolvimento sustentável e a transição para uma economia de baixo carbono. (SIAMIG Bioenergia)

Veja Também

Investimentos para produção de bioquerosene de macaúba

Pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desenvolveram uma tecnologia inédita que acelera a …