O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta segunda-feira (20) o aumento do teor de etanol anidro na gasolina de 30% para 35%. A proposta foi apresentada durante a abertura da 25ª Conferência Internacional sobre Açúcar e Etanol, promovida pela Datagro, em São Paulo.
“Hoje já temos 30% de etanol na mistura com a gasolina e vamos lutar para que avancemos aos 35%, o que, sem dúvida, fortalecerá ainda mais a indústria de biocombustíveis do nosso país”, afirmou o parlamentar.
O Ministério de Minas e Energia (MME) estima que, desde a última alteração, houve redução de até R$ 0,11 por litro no preço da gasolina. A pasta ressalta que o aumento da participação do etanol diminui a dependência do Brasil em relação às variações do mercado internacional de petróleo, especialmente em momentos de instabilidade geopolítica, como os conflitos no Oriente Médio.
A discussão sobre o aumento ganhou força após o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovar, em junho, a elevação da mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina de 27% para 30%, em vigor desde 1º de agosto. O conselho também ampliou de 14% para 15% o percentual de biodiesel no diesel, reforçando a política nacional de incentivo aos biocombustíveis. (Canal com Gazeta do Povo)