Prêmio Melhores do Biogás recebe indicações do público

Print Friendly, PDF & Email

Na primeira etapa da premiação é possível inscrever iniciativas e trabalhos em três categorias – profissionais, organizações e plantas geradoras – até 7 de fevereiro. Premiação final ocorrerá durante o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, em abril, em Foz do Iguaçu (PR)

 

Estão abertas as indicações ao prêmio Melhores do Biogás. Em sua segunda edição, o prêmio destacará profissionais, organizações e plantas/unidades geradoras cujo trabalho foi importante para inovar e fortalecer a cadeia do biogás no Brasil em 2022. A premiação ocorrerá durante o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que será realizado de 18 a 20 de abril, em Foz do Iguaçu (PR).

As indicações públicas são a primeira etapa à premiação e podem ser feitas de forma on-line, até 7 de fevereiro, no site do evento biogasebiometano.com.br (https://biogasebiometano.com.br/premio-melhores-do-biogas/). No mesmo endereço estão informações gerais e regulamento. A escolha será feita por comissão técnica avaliadora formada por especialistas do setor.

A votação final do Melhores do Biogás vai ocorrer durante todo o mês de março, novamente pelo público, que irá escolher os premiados nas três categorias. A premiação encoraja a diversidade de gênero e apoia a busca pela igualdade em sintonia com os objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU.

Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, uma das instituições realizadoras do Fórum, Airton Kunz lembra que o Prêmio foi lançado no 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano em Caxias do Sul, em 2022, para valorizar o trabalho de profissionais, de organizações e empresas. “Buscamos premiar a excelência dentro da cadeia do biogás. Então, incentivem seus pares, inscrevam iniciativas”, diz.  A votação pública na edição de estreia teve 3.300 votos.

AS CATEGORIAS DA PREMIAÇÃO:

– Profissional – Poderão ser premiados profissionais que se destacaram em desenvolver o setor do biogás no país em 2022, inspirando, inovando e ajudando a fortalecê-lo, seja por meio de pesquisa, de desenvolvimento e inovação ou de processos produtivos, na liderança de empresas ou em outras áreas de instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

– Organização destaque – Podem participar da premiação organizações que contribuíram de forma significativa no desenvolvimento e inovação do mercado brasileiro do biogás e biometano em 2022. Podem ser empresas e organizações, agências e instituições de financiamento, órgãos e grupos de pesquisa dos setores público e privado ou ainda envolvidos no setor e que promovam direta ou indiretamente a gestão adequada de resíduos, a produção a partir de resíduos e o uso do biogás.

– Plantas/unidades geradoras de biogás – O prêmio é destinado a projetos do setor que se destacam pela inovação, eficiência e boas práticas na biodigestão, no processamento e uso do biogás e no gerenciamento do digestato. Podem ser plantas de energia elétrica, térmica e/ou biometano a partir do biogás. Inclui os setores:

  • Saneamento (planta ou unidade que gera biogás a partir de resíduos sólidos urbanos ou esgoto);
  • Indústria (geradora de biogás a partir de resíduos de indústrias sucroenergéticas, abatedouros, cervejarias, fecularias e outras);
  • Pecuária (que gera biogás a partir de resíduos da produção de suínos, aves, bovinos e outros animais).

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO

Para saber mais sobre a premiação, acompanhe no site biogasebiometano.com.br e nas redes sociais do Fórum. No mesmo endereço está a programação completa do 5º Fórum, que inclui painéis, visitas técnicas, Espaço de Negócios, encontros setoriais, entre outras atividades. O evento vai ocorrer no Hotel Golden Park Internacional Foz & Convenções, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

As inscrições podem ser feitas no site do Fórum.

SOBRE O FÓRUM

O objetivo do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o país. A programação oportuniza um espaço para conexão entre pessoas, instituições e empresas envolvidas na cadeia produtiva do biogás, mostrando as tendências do setor para gerar negócios, desenvolvimento e sustentabilidade.

 O Fórum tem como entidades realizadoras o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), do Paraná, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Santa Catarina, e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), do Rio Grande do Sul. A organização do evento é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera). (Assessoria)

 

Veja Também

Público vai escolher os Melhores do Biogás

São 26 candidatos à premiação nas categorias Profissional, Organização e Planta/Unidade Geradora de Biogás. Os …