Petrobras avança na transição energética com produção de biocombustíveis

Print Friendly, PDF & Email

Dando continuidade à investida em projetos sustentáveis, a Petrobras (PETR4) anunciou nova parceria estratégica antes do apagar das luzes de 2023. No último sábado (30), a estatal assinou contrato para importar uma nova tecnologia para a produção de diesel 100% renovável (HVO) e bioquerosene de aviação, o BioQav. Em comunicado, a empresa afirma que irá adquirir a tecnologia HEFA (Ésteres Hidroprocessados ​​e Ácidos Graxos, na tradução livre) junto à empresa Honeywell UOP, uma das licenciadoras mais reconhecidas mundialmente em solução para a produção de biocombustíveis.

Com isso, a Petrobras poderá produzir HVO e Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) a partir de fontes renováveis, como óleo de soja e sebo bovino. A parceria estratégica é crucial para a entrega de novos produtos, em direção a um mercado de baixo carbono.

“A iniciativa é um dos destaques do Programa de BioRefino e parte importante do plano de descarbonização da companhia”.

O Programa BioRefino da Petrobras prevê investimentos de US$ 1,5 bilhão nas refinarias para desenvolvimento de combustíveis mais eficientes e sustentáveis, com menos emissão de gases de efeito estufa (GEE). Ao todo, o plano estratégico da companhia 2024-2028 contempla investimentos de US$ 11,5 bilhões, com foco na transição energética.

Por isso, os estudos para produção de projetos de baixo carbono continuarão em andamento, afirma a Petrobras. Vale lembrar que em outubro, a Embraer (EMBR3) realizou testes de voo de aeronaves movidas a SAF, o que realça o envolvimento de boa parte da indústria para tornar o uso do “combustível verde” uma iniciativa comercialmente viável. Em nota, executivos da Petrobras destacam que a iniciativa está em linha com as demandas da sociedade e com um mundo em transformação, conciliando a produção de derivados de petróleo com menor pegada de carbono e a produção de combustíveis com conteúdo renovável.

Em relatório, o analista Daniel Cobucci, do BB Investimentos, lembra que o ano de 2023 da Petrobras foi marcado pela entrada em energias renováveis (vide abaixo). Com isso, ele já alertava para a possibilidade de novos anúncios da companhia em projetos mais ligados a fontes renováveis de energia, com novas aquisições e parcerias estratégicas. “Também deve se esperar por um aumento na diversificação das linhas de negócio para ofertar produtos voltados à energia renovável, como negócios em biometano, SAF, E2G e biocombustíveis”. Invest News

Veja Também

Maranhão vai ter complexo de produção de biocombustíveis

O município de Balsas, no Maranhão, terá em breve o complexo industrial da empresa Inpasa …