Perspectivas globais da bioenergia: conheça alguns destinos para uma viagem sustentável

Print Friendly, PDF & Email

Um dos exemplos de uso consciente dos recursos renováveis é a bioenergia, que gera combustível, calor e eletricidade de biomassa – a matéria orgânica vegetal ou animal formada pelos seres vivos. Ela é uma matriz energética sustentável e que não emite poluentes.

Algumas fontes são mais comuns do que a gente imagina, como, por exemplo, madeira, produtos agrícolas (milho, cana-de-açúcar, cereais, etc.), dejetos orgânicos, vegetais, frutas, entre outros.

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), o Brasil é o terceiro maior produtor de biocombustíveis do mundo, atrás somente da China e dos Estados Unidos.

Isso pode ser justificado pela abundância de recursos naturais, pela rica biodiversidade brasileira e pelo potencial energético do nosso país. De acordo com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), aliada ao Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil utiliza 43,5% de biomassa – 8,2% do total consumido –, enquanto a média global é de 14%.

Turismo consciente e protagonismo das viagens sustentáveis

O ecoturismo, ou a viagem sustentável, é uma prática adotada por turistas que, além de buscar vivenciar experiências inéditas, conhecer lugares e culturas novas, priorizam a conexão com a natureza e a preservação dos recursos naturais.

Isso desenvolve a consciência ecológica, a conservação do patrimônio natural e desenvolve uma educação ambiental nos viajantes.

Mas não basta apenas escolher um destino que seja repleto de paisagens exuberantes que a fauna e a flora do planeta nos disponibiliza, é importante se atentar a todos os aspectos da sustentabilidade, como o consumo e a geração de energia, os meios de transporte e seus combustíveis, o cultivo e o manejo dos alimentos, o uso da água, entre outros pontos.

As viagens sustentáveis estão cada vez mais presentes nos roteiros de pessoas do mundo todo, visto que o planeta é repleto de cenários que são verdadeiros tesouros, e é preciso conservá-los tanto para a sobrevivência humana quanto para que as próximas gerações possam contemplá-los.

Segundo um relatório da Booking.com, 46% dos viajantes do mundo se hospedaram em acomodações sustentáveis em 2020, e 41% foram motivados a reduzir os impactos ambientais. Já 78% dos participantes responderam que têm a intenção de optar por esse tipo de estadia em futuras viagens.

A seguir, confira alguns destinos que podem despertar o desejo de arrumar as malas de viagem em pessoas que apreciam o turismo ecológico.

Os principais destinos para fazer uma viagem sustentável

Alguns países se destacam na produção de energias alternativas e não poluentes, e alguns deles podem estar na sua lista de desejos por outros motivos, como, por exemplo, Estados Unidos, China, Índia, Espanha, Japão, Itália, França e Alemanha.

A Holanda também é muito engajada nas causas socioambientais. A capital Amsterdã visa colocar em prática uma série de medidas voltadas para a mobilidade urbana dos turistas e a diminuição na geração de poluentes por combustíveis.

O Brasil também é um destino amplamente procurado pelos amantes do ecoturismo, devido a nossa vasta biodiversidade. Alguns exemplos de locais ideais para quem deseja se conectar com a natureza são Fernando de Noronha, Amazônia, Jalapão, Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, entre outros.

Canal-Jornal da Bioenergia

Veja Também

Maranhão vai ter complexo de produção de biocombustíveis

O município de Balsas, no Maranhão, terá em breve o complexo industrial da empresa Inpasa …