O Potencial Do Biogás Do Esgoto No Brasil - 1

O potencial do biogás do esgoto no Brasil

Print Friendly, Pdf &Amp; Email

O marco regulatório do saneamento publicado em 2020 prevê a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033. Um cenário que deverá elevar em mais de 85% o potencial de geração de biogás proveniente de esgotos. A estimativa é da Abiogás. Segundo a entidade, aproximadamente 192 milhões de brasileiros terão seus esgotos tratados por rotas anaeróbias até o final do ano que vem. Como resultado, o biogás pode ser utilizado para geração de energia elétrica, térmica ou transformado em biocombustível (biometano).

Em 2033, o potencial de produção de biogás projetado varia entre 715 milhões de m³ e 934,8 milhões de m³, que poderiam gerar até 2,2 TWh de energia elétrica, 2,53 TWh de energia térmica ou o equivalente a até 652,5 milhões de litros de diesel. O biometano é um gás natural produzido durante a decomposição de matéria orgânica. Ele é, em termos químicos, semelhante ao gás natural, mas o biometano é produzido a partir de resíduos orgânicos em usinas de biogás. Por ser considerado quimicamente idêntico ao gás natural, o biometano tem as mesmas aplicações para aquecimento de ambientes e água, geração de combustível e eletricidade.

No Brasil, existem hoje 675 usinas de biogás, com uma grande concentração em Minas Gerais, Paraná e São Paulo. O Rio Grande do Sul tem 35 usinas, conforme dados do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás). Canal-Jornal da Bioenergia

 

Veja Também

Macaúba: A Palmeira Que Gera Biodiesel E Pode “Limpar” O Passivo Da Aviação - 10

Macaúba: a palmeira que gera biodiesel e pode “limpar” o passivo da aviação

Fruto da palmeira tem múltiplos usos e sua produtividade é 8 vezes superior à da …