CTC

Nem toda flor é bem-vinda

O período favorável de indução ao florescimento da cana-de-açúcar, para a região Centro-Sul do Brasil, chegou ao fim no dia 26 de março e de acordo com o monitoramento realizado pelo CTC (dados metrológicos) nas diferentes regiões produtoras de cana-de-açúcar, é possível considerar que o ano de 2016, será um ano favorável à ocorrência de florescimento na maior parte desta região.
Os locais com eventos climáticos similares aos observados para Piracicaba, Pradópolis, Conceição das Alagoas, Goianésia, Mineiros e Rio Brilhante, apresentam condições suficientes para a ocorrência de florescimento em alto grau. Já nas estações de Valparaiso, Jales e Quirinópolis, estas condições ficaram no limiar do número de dias com favorabilidade para que haja florescimento. Isso indica que, nestes locais haverá florescimento em variedades de maior propensão (sensibilidade à indução de florescimento), mas em intensidade menor do que em outras regiões. Deve-se considerar que outros fatores podem influenciar na ocorrência da diferenciação floral, tais como, microclimas mais favoráveis, altitude, fatores nutricionais, disponibilidade hídrica, entre outros. Apenas para a região de Assis/Ourinhos, as condições não se mostraram propicias à indução floral em 2016, como é possível ver na figura acima.
Importante: Para determinação do potencial de indução floral para a cultura da cana-de-açúcar em cada uma das diferentes regiões, considerou-se: dados de temperatura máxima e mínima diárias; precipitação e o número de dias com fotoperíodo favorável (de 12,5 a 12 horas) de acordo com modelo adaptado de Moore & Berding (2013) e confrontado com método proposto por Pereira et al (1985).
Para mais informações sobre florescimento, consulte nossos representantes técnicos no campo! – Centro de Tecnologia Canavieira – CTC

 CTC

Veja Também

Déficit hídrico na cana-de-açúcar supera 1.000 mm nesta safra, aponta boletim do CTC

A safra 2024/25 vem sendo marcada por um cenário climático desafiador. No acumulado até agosto …